segunda-feira, 29 de março de 2021

EUROPA QUER IMUNIZAR CONTRA COVID-19 METADE DA POPULAÇÃO ATÉ JULHO

União Europeia prevê imunidade de rebanho até a metade de julho

O comissário europeu para o Mercado Interno e chefe da força-tarefa da União Europeia para a vacinação, Thierry Breton, anunciou nesse domingo (28.mar.2021) que o bloco trabalha com a possibilidade de atingir a chamada imunidade de rebanho para a covid-19, por conta da vacina, a partir da metade de julho.

Breton afirmou que o “passaporte sanitário” do bloco deverá ser lançado no dia 15 de junho. O passaporte será dado a quem tomou a vacina contra o coronavírus e dados sobre testes negativos para doenças e para anticorpos contra a doença.

O comissário europeu disse que a UE deve entregar 420 milhões de doses de vacinas até meados de julho, o suficiente para permitir que o bloco alcance a imunidade coletiva. Para essa imunidade ser alcançada, no caso da covid-19, especialistas afirmam que pelo menos 70% da população deve estar vacinada.

Breton também mostrou um modelo de passaporte sanitário na versão física, mas ressaltou que também haverá uma versão on-line que poderá ser baixada por aplicativo no celular. O documento terá um QR Code com informações sobre a vacina recebida e o último teste feito para detecção da covid-19. O documento não será obrigatório para viajar.

A AstraZeneca se comprometeu a fornecer à UE 120 milhões de doses da vacina no 1º semestre deste ano, mas entregou até agora apenas 1/4 dos imunizantes, totalizando cerca de 30 milhões. Esse atraso levou o bloco a ampliar o maior controle das exportações de vacinas produzidas em território europeu para países de fora do bloco.

Fonte: BBC News


Nenhum comentário: