Johnson & Johnson anuncia que sua vacina é 66% eficaz contra a covid-19
A Johnson & Johnson divulgou nesta 6ª feira (29.jan.2021) que sua vacina contra covid-19 obteve indicadores de segurança na 3ª fase dos estudos clínicos, tornando-se a 1ª vacina de dose única em etapa avançada de testes. A taxa de eficácia chegou a 66% em casos moderados e graves. Se considerados apenas casos graves, a taxa chega a 85%. Nenhum dos voluntários do estudo morreu por covid-19.
Os estudos foram realizados com 43.783 voluntários, em 8 países. As taxas de eficácia variaram para cada região onde os testes foram realizados: foi de 72% nos EUA; de 66% na América Latina; e de 57% na África.
O Brasil foi um dos países onde foram realizados os testes e, por isso, a Johnson & Johnson pode entrar com um pedido de uso emergencial da vacina, já que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que, para haver liberação das substâncias, elas devem estar em teste no país.
A vacina da Johnson e Johnson usa o adenovírus sorotipo 26 (Ad26) –já empregado na vacina contra a Ebola. É diferente dos imunizantes da Moderna e da Pfizer, que usam o rnaM; e também da CoronaVac, que usa o vírus inativado.
De forma geral, a proteção mostrou-se consistente em todos os participantes, incluindo adultos acima de 60 anos.
Fonte: Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário