quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

ENTREVISTA DO PREFEITO JÚLIO CÉSAR AO AGORARN


NOVO PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM VAI INVESTIR EM PROJETOS PARA DESENVOLVER TURISMO NO LITORAL

Segundo Júlio César Câmara, a ideia é implantar um programa de desenvolvimento econômico nas praias

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara (PSD), vai iniciar este ano um projeto para melhorar a infraestrutura e os serviços das praias do município. A ideia é implantar um programa de desenvolvimento econômico nestes locais, para capacitar mão de obra e melhorar o atendimento aos turistas.

A atividade vai contar com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação faz parte do planejamento municipal para retomar investimentos e equilibrar as finanças públicas.

Em entrevista ao programa Manhã Agora, da rádio Agora FM (97,9 FM), Júlio César falou dos pouco mais de 30 dias à frente no cargo – que assumiu após vencer eleições suplementares no fim dezembro – e sobre ações para colocar a folha de pagamento dos servidores em dia e a redução das dívidas com fornecedores.

Agora RN – Em que situação o senhor encontrou a prefeitura?

Júlio César Câmara – A situação de Ceará-Mirim é crítica, muito complicada. Não adianta reclamar do que já se sabia sobre as finanças da cidade. A prefeitura não tinha um fornecedor com o pagamento em dia, e isso desde o recolhimento de lixo, da compra de medicamentos, do transporte, entre outros serviços. Alguns pagamentos estavam em atraso desde maio de 2019. Nossa primeira ação foi a de buscar o equilíbrio fiscal. Estamos cortando gastos para alcançar este equilíbrio e fazer com que o Município possa honrar os compromissos.

Agora RN – Um dos seus primeiros atos à frente do cargo foi o de anunciar o decreto de calamidade financeira. Já foi oficializado? E, na prática, como vai se funcionar?

Júlio César Câmara — Já foi decretado, sim. Estamos cortando gastos. Nos 25 primeiros dias de gestão municipal, nós reduzimos o número de nomeações de servidores comissionados. Foram apenas 55 pessoas nomeadas. A gestão anterior – do prefeito interino Ronaldo Venâncio (PV) – nomeou mais de 300 pessoas. Isso mostra que a gente tem tido muita cautela com os recursos públicos, para que se possa normalizar os serviços. Nós encontramos postos municipais de saúde fechados, sem médicos; há contratos públicos vencidos. Estamos fazendo uma maratona para reativar todos os contratos da cidade.

Agora RN – Ceará-Mirim é conhecida por ter momentos conturbados no cenário político. A disputa pelo poder sempre foi muito intensa. A situação, hoje, está mais tranquila para as eleições de outubro deste ano?

Júlio César Câmara – Ceará-Mirim precisa estar acima de todos nós. Eu tenho uma responsabilidade muito grande com o município. Avalio que quem está no governo ou na oposição precisa fazer sua parte para fortalecer a cidade. Não podemos fazer mais a velha política.

Agora RN – Como está o relacionamento com os vereadores da cidade?

Júlio César Câmara – O relacionamento com a Câmara Municipal é harmônico. Já enviei três projetos de lei para apreciação dos vereadores, e todos foram aprovados. Além de buscar o apoio do Legislativo, eu também conto com a ajuda da sociedade civil, dos setores produtivos e de toda a população.

Agora RN – O senhor anunciou parcerias com a iniciativa privada para que Ceará-Mirim possa receber investimentos. O que está sendo feito?

Júlio César Câmara – Em termos de investimentos, Ceará-Mirim ficou muito para trás ao se comparar com outros municípios, como Macaíba e Parnamirim. A cidade perdeu mais de 5 mil empregos nos últimos 10 anos. Tivemos o fechamento de importantes indústrias, como a usina sucroalcooleira São Francisco, por exemplo [atividades encerradas em 2013]. Eu acredito que quando uma cidade passa a se dedicar apenas ao pagamento de servidores, ela deixa de atrair indústrias; deixa de atrair renda.

Agora RN – Que outras iniciativas o Município está tomando para atrair renda?

Júlio César Câmara – Estamos elaborando, em parceria com o Sebrae e do Senac, um projeto turístico. Serão desenvolvidos quatro polos para explorar as praias, o turismo ecológico, a parte histórica da cidade e o lado religioso. Vamos trabalhar melhorar as potencialidades das praias de Muriú, Jacumã e Porto-Mirim.

Agora RN – Como será feito o trabalho de divulgação e de melhoria da infraestrutura da praia?

Júlio César Câmara – A intenção é transformar, principalmente, Muriú, com atividades para o ano inteiro. Nós temos restaurantes muito bons e estruturados na praia. Queremos, agora, fortalecer a infraestrutura para atender melhor todos os visitantes. A meta é capacitar os prestadores de serviço. Queremos garantir geração de emprego e renda. Além disso, já instalamos um posto avançado da Guarda Municipal em Muriú, para contribuir para a área de segurança. Também estamos enviado requerimentos para a Secretaria Estadual de Segurança para instalar um posto da Polícia Militar. Todo o projeto de melhoria da estrutura da praia, no meu entendimento, deve partir das ações de segurança. Na hora que as pessoas se sentirem mais seguras, a visitação será ainda maior.

Agora RN – Como está a retomada do serviço da coleta de lixo?

Júlio César Câmara – Efetuamos os pagamentos de um mês de serviços. Ainda há três pagamentos em atraso. Quando iniciamos a gestão, a cidade estava coberta de lixo. Hoje, a situação está bem diferente, após realizarmos mutirões para melhoria dos serviços de limpeza. Enfim, estou há 35 dias no cargo, mas resolvendo problemas de mais de 10 anos.

Agora RN – Salários dos servidores está normalizado?

Júlio César Câmara – Quando iniciei os trabalhos, no dia 26 de dezembro de 2019, a Prefeitura de Ceará-Mirim não tinha R$ 1 para pagar os salários. Buscamos economizar para pagar os servidores. Hoje, todos os salários estão pagos. A exceção fica com os servidores da saúde e da educação, cujas folhas serão pagas no dia 30. Já quitamos as folhas de dezembro de 2019 e o 13º salário.

Agora RN – Como está a discussão para pagar o reajuste de do piso nacional do magistério?

Júlio César Câmara – Tivemos conversas para discutir o assunto com os professores. Já efetuamos o pagamento do terço de férias da educação, inclusive. Estamos avaliando o impacto do reajuste do piso (12,84%) para o mês de fevereiro. Temos todo o interesse de fortalecer o diálogo com os servidores.

Agora RN – E as eleições deste ano? Como está a preparação?

Júlio César Câmara – A minha gestão começa no ano em que ela termina. Eu não tenho pensado muito nas eleições, a minha preocupação atual é com a gestão do Município. A parte política vai caminhando a partir do momento que a gestão toma um resultado satisfatório. Se a gestão estiver bem avaliada, isso torna mais fácil discutir esta questão política. No dia a dia, eu tenho conversas com as pessoas pelas ruas, mas sigo fazendo meu trabalho.

AGORARN


Nenhum comentário: