MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO E O CÂNCER DE PRÓSTATA
Presidente da ABRAN afirma: “o consumo de determinados alimentos pode sim ajudar na prevenção da doença”
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo as estatísticas do INCA, para o biênio 2018/2019 foram estimados o aparecimento de 68 mil novos casos no País. A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), baseada em evidências científicas, defende que uma alimentação saudável, aliada ao exercício físico e à manutenção do peso é um dos pilares na prevenção da doença.
A campanha Novembro Azul tem o objetivo de informar e alertar a população sobre a doença. O médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Durval Ribas Filho, ressalta que as escolhas alimentares são importantes para a prevenção deste tipo de câncer. Ainda explica que a obesidade é um grande gatilho para o aumento do risco. “Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que de cada 100 casos de câncer no Brasil, 13 estão associados ao sobrepeso e obesidade. Determinados alimentos podem ajudar a proteger o organismo, outros aumentam as chances de os tumores se desenvolverem”, afirma o especialista.
Em tempos de fake news, principalmente na área da saúde, o presidente esclarece algumas dúvidas recorrentes sobre o assunto que chegaram até a ABRAN.
1. Grande parte dos refrigerantes possui um corante que pode favorecer o surgimento do câncer de próstata?
Um estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition, apontou que beber refrigerante pode favorecer o surgimento de tipos agressivos de câncer de próstata.
2. Tomate, goiaba vermelha e outras fontes de licopeno previnem o câncer de próstata?
Verdade, o licopeno faz parte da família dos carotenoides, potentes antioxidantes que dão cor a alguns alimentos e têm demonstrado a capacidade de reduzir o risco de diferentes tipos de câncer, como o de próstata.
3. Suco de romã pode frear o câncer de próstata?
Verdade, pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimentos de células do câncer de próstata e impedir as metástases.
4. O consumo de carne vermelha favorece o desenvolvimento do câncer de próstata?
A Revista Carcinogênese revelou uma associação entre o consumo de carne vermelha frita e um maior risco de câncer de próstata.
5. Acompanhamento nutricional contribui com a eficácia do tratamento no câncer de próstata?
Sim. A atuação do médico nutrólogo, em parceria com um nutricionista, é extremamente importante, pois o paciente oncológico precisa de um suporte nutricional.
6. O consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de próstata?
Os dados de um estudo populacional norte-americano, conhecido como o estudo dos profissionais de saúde (Health Professionals Follow-up Study), acompanhou 47.843 homens entre 40 e 75 anos por 12 anos, com 2.479 casos de câncer diagnosticados no período. Foram estudados o consumo médio de álcool, o tipo de bebida e o padrão de consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário