quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PRIMEIRA ELEIÇÃO EM ESCOLA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM


DIREÇÃO DO SINTE/RN PARTICIPA DA POSSE DA 1ª DIREÇÃO DE ESCOLA ELEITA EM CEARÁ-MIRIM

A direção do SINTE/RN prestigiou a posse da primeira direção de escola eleita pela via direta no município de Ceará Mirim. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (25) na Escola Municipal Doutor Júlio Senna, unidade que está entrando para a história local como a primeira a ter autonomia para eleger os seus representantes. Na ocasião, foram empossados o diretor Edson José e a vice-diretora Raquel Cruz.

Entretanto, o processo histórico não aconteceu com tranquilidade. A eleição se deu após uma longa queda de braço com o Prefeito da cidade. Para se ter ideia do embate, o pleito foi realizado em dezembro de 2018 à revelia do Chefe do Executivo e com o apoio do SINTE. Mesmo após as eleições o Prefeito disse não reconhecer o processo.

Apesar das negativas, a comunidade escolar e o SINTE/RN se mantiveram firmes. Nesse ínterim, o Prefeito Marconi Barreto e a sua chapa foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a acuação de abuso de poder econômico. Uma eleição suplementar foi agendada pela Justiça Eleitoral para 1º de dezembro deste ano. Enquanto isso, o município está sendo comandado pelo então presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Venâncio. Ao contrário do seu antecessor, o gestor interino reconheceu a eleição realizada na escola Júlio Senna, garantindo a posse dos eleitos.

Plano Municipal de Educação estabelece eleições diretas

O Plano Municipal de Educação de Ceará Mirim, criado em 2015, determinava que até 2017 todas as escolas da cidade passariam pelo processo da votação direta para escolha dos gestores. Entretanto, a lei não foi cumprida. Diante disso, o SINTE/RN, através da sua assessoria jurídica, acionou a Justiça e exigiu o imediato cumprimento do estabelecido por lei. À época a Promotoria de Educação autorizou a realização da eleição, que aconteceu e não foi reconhecida pelo Prefeito Marconi Barreto. 

O diretor de comunicação do SINTE/RN, professor Bruno Vital, afirma que o primeiro passo foi dado a partir da luta jurídica, o que garantiu a realização do pleito, mesmo sob difíceis condições.

SINTE/RN


Nenhum comentário: