QUEM DISSE QUE NOSSAS BARRAGENS SÃO FRÁGEIS ???
É uma injustiça a acusação de que o Brasil é incompetente na construção de barragens. Pelo contrário. Não existe maior volume de know-how, formação técnica e, principalmente, garantia de solidez de barragens do que no Brasil. Nessa área, temos expertise pra dar, vender, emprestar e exportar.
Exemplos? Pois lá vai. Uma das barragens mais fortes já erguidas em território brasileiro é a que garante os altos níveis de desmatamento. Nunca apresentou uma fissura séria. Os que exploram as riquezas da floresta sempre cuidam bem dessa barragem. E mantêm a prudente distância, na boa ou na bala, quem se interpõe em seu caminho, como ativistas ambientais, índios e quilombolas.
Outra barragem que chama a atenção pela firmeza e resiliência é a que protege os privilégios dos poderosos dos vários poderes. Até hoje não foi possível, por exemplo, sequer arranhar o privilégio dos juízes, esses cuja maior punição é...um prêmio: -“Você é um juiz corrupto. Logo, não tem o direito de continuar em nossa categoria. Vai ter de sofrer as agruras de ir pra casa ficar de papo pro ar recebendo seu salário integral, sem descontos! E dê-se por muito feliz, porque poderia ser pior!”
No Legislativo, um paredão protege o esdrúxulo auxílio-mudança pra parlamentar reeleito. Um juiz se atreveu a derrubá-la mas qual! Houve recurso e a bolada de 33,7 mil realetas para cada privilegiado foi integralmente paga, inclusive aos reeleitos do DF. “Auxílio pra se mudar pra onde, se já moram aqui?”, alguém indagou. “Não interessa! Tem direito e acabou-se”. Alguns se recusaram a receber. Mas a barragem continua firme.
Já a barragem da intolerância e do preconceito é um paredão de aço. Resiste a tudo. Até hoje não cedeu aos impactos dos que lutam por uma legislação que criminalize a homofobia, mesmo que as estatísticas demonstrem que um homossexual é morto a cada 25 horas no Brasil. Barragem feita com material nobre: o cimento da ignorância e do desprezo aos direitos humanos. Vem sendo reforçada cuidadosamente por damares e bolsonaros. Não corre qualquer risco.
Em suma: as barragens mencionadas se garantem. Nem trincam! Bem diferentes dessas que vêm causando tantos desastres e custando tantas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário