quarta-feira, 24 de outubro de 2018

REVISÃO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS

Resultado de imagem para PARADIGMAS

PARADIGMAS ENTORTADOS

O pleito deste ano quebrou ou entortou alguns paradigmas:

1. O marketing eleitoral ficou de pernas pro ar. A comunicação massiva de alguns candidatos não funcionou.

2. O dinheiro não elege candidatos (duvidoso) - teve candidato que quase não gastou e foi eleito com grande votação.

3. As pesquisas não detectaram tendências. Detectar apenas intenção de voto é pouco. O sistema cognitivo do eleitor não foi mapeado de maneira mais profunda.

4. Foi a campanha na qual o eleitor demonstrou maior autonomia de decisão. Autogestão eleitoral.

5. Mesmo os bolsões tradicionais e os fundões do país não se submeteram às pressões dos caciques.

6. A articulação com a sociedade organizada - movimentos, entidades, associações - deu o tom maior da campanha.

7. Subestimou-se o antipetismo e o antilulismo. E o PT acabou saindo dos grandes centros para as margens do interior do Nordeste.

8. Os custos da campanha diminuíram substantivamente, em alguns casos, em até 100%. O caixa 2 praticamente desapareceu (duvidoso).

9. O eleitor votou em perfis mais identificados com suas demandas, rotinas e padrões.

10. Fake news, versões e meias verdades deram o tom das redes sociais, mas não puxaram votos. Apenas acenderam o ânimo das militâncias.


Nenhum comentário: