segunda-feira, 13 de novembro de 2023

CENÁRIO DE OUTRORA DA POLÍTICA DE CEARÁ-MIRIM FEZ APARECER NOMES PARA COMANDAR O DESTINO POLÍTICO ATUAL

Com o final de 2023 as movimentações políticas já estão efervescentes, novos nomes afloram e sobrenomes aristocráticos são somente lembranças

Por anos a 'fio', em nossa alvissareira Ceará-Mirim, era raro o ano de eleição em que não tivéssemos os sobrenomes Melo e Varela na disputa eleitoral pelo Palácio Antunes. Passaram por um período dominando a articulação e o protagonismo político do vale verde.

Os chefes políticos de outrora não deixaram herdeiros políticos e os que tentaram encampar campanhas com o sobrenome, não lograram êxito na empreitada.

Cenário político atual

Hoje vemos novos nomes despontando na política tupiniquim, muitos deles já vinham a reboque dos aristocratas que dominaram a política de nossa cidade, mas adquiriram luz própria e souberam aproveitar o vácuo de poder deixado pelos barões da cana-de-açúcar.

O atual prefeito Júlio César assumiu em um mandato suplementar e se reelegeu com ampla maioria sobre seu adversário, demonstrando ser uma estrela a brilhar no cenário de políticos da terra de Roberto Varela. Com pesquisas que demonstram sua excelente aprovação, vai no caminho de fazer seu sucessor na campanha que se avizinha em 2024.

Antônio Henrique, desponta como nome preferencial para a sucessão de Júlio César. Assessor Parlamentar de reconhecida competência na capital federal e um articulador político agregador.

Na oposição aparece a ex-vereadora Jumária Mota, que vem tentando formar um grupo político coeso para disputar a cadeira de gestora municipal, tendo seu esposo, Baiá Mota, atualmente no legislativo municipal.

O atual vice-prefeito Marcílio Dantas, vem na esteira de outras tentativas de ascender ao poder na cidade, carecendo de substância política para encarar o pleito.

O ex-prefeito Peixoto, atual secretário municipal em São Gonçalo do Amarante, aparece nas redes sociais, ainda timidamente e com pouco brilho, quem sabe com uma tentativa de voltar a ser o alcaide.

Os partidos de esquerda da briosa Ceará-Mirim tentam fortalecer um grupo, ainda sem um nome que desperte interesse do eleitor. Traz o estandarte do governo federal e estadual, na tentativa de buscar um espaço na xadrez político da cidade. PT, PCdoB, Psol, poderão formar uma frente de esquerda raiz para alçar voo próprio.

Blog 30zero7


2 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog só serve para puxar o saco do prefeito maquiador. Quem danado vai votar nesse Antonio primo do prefeito. Toinho inhonho não emplaca basta perguntar a qualquer popular nas ruas. Acorda blogueiro

Anônimo disse...

Pessoal já diz um ditado popular e bem antigo. Que time que está ganhando não se mexe. Então para que Júlio, possa continuar auxiliando ao nosso futuro prefeito, Antônio Henrique, é necessário que a população vote no candidato apoiado por ele.