segunda-feira, 3 de novembro de 2025

COMISSÃO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN VISITA HOSPITAL WALFREDO GURGEL E CONSTATA O CAOS DE DÉCADAS

Deputados denunciam descaso e exigem ações imediatas no maior hospital do RN

A maior unidade de saúde pública do Estado, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, está doente. Uma das situações mais urgentes da unidade está no setor de tomografia, que possui duas máquinas antigas (uma com 10 e outra com 15 anos de uso) e que constantemente apresentam problemas graves. Sem funcionar, é a população quem fica desassistida.

Na última vez que os dois tomógrafos quebraram, fato ocorrido no dia 14 deste mês, uma comissão parlamentar formada por deputados estaduais fez uma visita de inspeção ao hospital, mais precisamente ao setor de tomografia, para ver de perto o tamanho do problema.

Na ocasião, o deputado estadual Dr. Kerginaldo, que acompanhou a inspeção, criticou a infraestrutura da unidade. Disse ele:

Não há banheiros para acompanhantes, falta de alimentação e manutenção básica. Isso é desumano. Há ausência de gestão e priorização”.

Atualmente, os dois tomógrafos juntos são responsáveis por mais de 4 mil exames mensais. Quando os equipamentos param, além de afetar o funcionamento do próprio hospital, pacientes ficam sem diagnósticos.

Para Terezinha Maia, a situação é inaceitável. E ela criticou a situação:

Não importa a classe social da pessoa envolvida em um acidente. Se o paciente é assistido pelo SAMU, deve ser recebido e diagnosticado com segurança. Não podemos aceitar que o maior hospital do Estado opere com tomógrafos de 10 a 15 anos”.

Situação do Walfredo Gurgel exige ação imediata, diz relatório

Ao final da visita, que contou também com a presença das deputadas Cristiane Dantas e Terezinha Maia, a comissão prometeu elaborar um relatório para cobrar do governo estadual providências.

O BNews Natal teve acesso exclusivo ao relatório, que lista com detalhes a situação. O documento também exige ações imediatas para a solução dos problemas no setor de tomografia. Tem que "arrumar a casa para não voltar a dar problema", recomendam os deputados.

Importante ressaltar que o setor de tomografia estava inteiramente parado quando o relatório foi elaborado, fato ocorrido no último dia 15. Naquele mesmo dia, à noite, os dois tomógrafos teriam voltado a funcionar após a execução de serviços de reparo e manutenção técnica dos aparelhos, segundo informou a Secretaria da Saúde Pública (SESAP).

Fonte: bandnewsnatal



Nenhum comentário:

Postar um comentário