segunda-feira, 27 de outubro de 2025

REPÓRTER DA GLOBONEWS QUESTIONA O PRESIDENTE TRUMP SOBRE BOLSONARO E LEVA UM TRANCO 'NÃO É DA SUA CONTA'

Trump diz “Não é da sua conta” ao ser questionado sobre Bolsonaro durante encontro com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (26), durante um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um julgamento justo. Segundo integrantes da comitiva brasileira, Trump ouviu o comentário e não fez observações.

A menção ao nome de Bolsonaro ocorreu antes da reunião oficial, quando Lula e Trump conversaram com jornalistas. Questionado sobre o julgamento do ex-presidente — um dos fatores apontados por Washington na decisão de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros —, Trump respondeu: “Eu sempre gostei dele [Bolsonaro]. Eu me sinto muito mal pelo que aconteceu”.

Durante a coletiva, a jornalista Raquel Krähenbühl, da GloboNews, perguntou se o tema Bolsonaro estaria na pauta da reunião. Trump respondeu: “Não é da sua conta”.

De acordo com a delegação brasileira, durante a conversa reservada, Lula voltou a mencionar Bolsonaro ao tratar das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil, como o cancelamento de vistos de autoridades e o caso do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluído na Lei Magnitsky. Segundo os relatos, o presidente afirmou que o julgamento do ex-presidente foi “correto e com amplo direito de defesa”.

O encontro terminou sem o anúncio de revogação das tarifas adicionais aplicadas às exportações brasileiras. No entanto, Trump aceitou discutir as taxas. As negociações bilaterais devem começar ainda neste domingo (26).

Fonte: Gazeta Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário