quarta-feira, 8 de outubro de 2025

EX-DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA FALA PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE O ACIDENTE COM O KITESURF E SOBRE FUTURO POLÍTICO

Rafael Motta fala sobre acidente grave e diz que “o Walfredo salvou minha vida”

Além de relembrar o acidente, Motta comentou bastidores da política potiguar e conversas para formação de alianças

O ex-deputado federal Rafael Motta falou, em entrevista à 96 FM, sobre o grave acidente de kitesurf que sofreu no dia 25 de agosto, nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal. Durante a conversa, ele detalhou os momentos de aflição, o processo de recuperação e refletiu sobre fé, vida e política.

“O médico me mostrou que por um milímetro eu não fiquei paraplégico”, relatou.

Motta contou que praticava kitesurf quando perdeu o controle da pipa após uma forte rajada de vento. Ele foi arremessado a cerca de 10 metros de altura e percorreu aproximadamente 60 metros antes de cair na areia. Segundo o ex-deputado, a velocidade do impacto foi estimada entre 50 e 60 km/h.

Após o acidente, ele desmaiou e foi socorrido por amigos que o levaram em uma prancha até o asfalto, onde aguardou o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Mesmo sem sentir dor, Motta recorda de ter conversado com a equipe médica e um amigo otorrino ao chegar ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde passou por uma cirurgia torácica de emergência para corrigir uma lesão brônquica. Posteriormente, foi transferido para São Paulo em uma UTI aérea, onde permaneceu internado no hospital Vila Nova Star até o dia 11 de setembro.

“O Walfredo salvou a minha vida”

O ex-deputado descreveu a cirurgia feita em Natal como o momento mais delicado de toda a recuperação. “O médico falou para o meu irmão que era uma cirurgia muito delicada, que era interessante ele chamar a família para o Walfredo e orar, e rezar”, contou.

Ele fez questão de agradecer à equipe médica e ao hospital: “Eu digo com toda tranquilidade que o Walfredo salvou a minha vida”.

Durante o tratamento, Motta passou cinco dias em coma e sofreu fraturas em três vértebras. Hoje, convive com 19 parafusos, duas hastes, três placas no peito e um hematoma no coração.

“Eu tenho um novo corpo, né? Eu tenho… hoje 19 parafusos, duas hastes, três placas no peito, um hematoma no coração, tenho cicatrizes enormes, estou abatido, estou magro, mas eu tenho a mesma alma. Isso é o que é o mais importante”, disse.

Ele também destacou a importância da fé durante o processo de recuperação. “O meu sentimento é exclusivamente gratidão. A vida é um dom que Deus dá para a gente, mas tudo tem um propósito. Eu sabia que não era a minha hora naquele momento, eu sabia que ainda tinha muita coisa para fazer”, afirmou.

Futuro político

Durante a entrevista, Rafael Motta confirmou que mantém planos de disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. Ele afirmou que, antes do acidente, já trabalhava sua pré-candidatura e continua conversando com lideranças políticas, entre elas o deputado federal João Maia (PP), o ex-deputado Kelps Lima (Solidariedade) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD).

Motta disse que descarta candidaturas ao Senado ou à Assembleia Legislativa, mas acredita em uma “renovação parcial” na bancada federal potiguar. “Os deputados que estão no exercício do mandato têm vantagem pelas emendas, mas os ex-deputados também têm legitimidade por sua vivência e trabalho no interior”, avaliou.

Fonte: O Poti News



Nenhum comentário:

Postar um comentário