Marta, Amanda, Raphinha e Vini Jr indicados ao prêmio Bola de Ouro
Representantes do Brasil concorrem em cinco das dez categorias da premiação francesa
O Brasil volta a marcar presença de peso na disputa pelo prêmio Bola de Ouro 2025, promovido pela revista francesa France Football. Entre os 30 atletas indicados nas categorias feminina e masculina, quatro brasileiros se destacam: Marta (Orlando Pride), Amanda Gutierres (Palmeiras), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
O anúncio dos finalistas foi feito nesta quinta-feira (7), em Paris, e a cerimônia de entrega está marcada para o próximo dia 22 de setembro, no Teatro du Châtelet, reunindo os maiores nomes da temporada europeia 2024/25.
Marta segue como referência internacional
Ícone absoluto do futebol feminino, Marta reforça sua trajetória vitoriosa ao figurar mais uma vez entre as melhores do mundo. A atacante do Orlando Pride, que já conquistou seis títulos de Melhor do Mundo pela FIFA, mantém sua relevância em alto nível e lidera a presença brasileira entre as mulheres.
Ao seu lado, a jovem Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, também integra a lista feminina, sendo mais uma representante do talento brasileiro que desponta no cenário internacional.
Raphinha e Vinicius Júnior representam o futebol europeu
No masculino, Vinicius Jr., peça-chave no Real Madrid e vencedor da última Liga dos Campeões, e Raphinha, em boa fase no Barcelona, são os nomes brasileiros que aparecem entre os 30 melhores jogadores do mundo.
Ambos foram fundamentais em suas equipes durante a última temporada europeia, acumulando títulos e desempenhos individuais que os colocam entre os destaques globais.
Outros brasileiros concorrem em categorias especiais
Além dos quatro atacantes principais, o Brasil ainda aparece em outras categorias da premiação. O jovem Estêvão, de 19 anos, ex-Palmeiras e agora no Chelsea, é finalista ao Troféu Kopa, voltado ao melhor jogador sub-21. Ele foi eleito revelação do Campeonato Brasileiro de 2024.
Na posição de goleiro, Alisson Becker, do Liverpool, disputa o Troféu Yashin, concedido ao melhor arqueiro da temporada.
Já no comando técnico, o treinador Arthur Elias, que levou a Seleção Brasileira Feminina à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris e venceu a Copa América, está entre os cinco finalistas ao Troféu Johan Cruyff, que reconhece o melhor técnico do futebol feminino.
Botafogo também está entre os finalistas da premiação
Com campanhas históricas no ano passado, o Botafogo aparece como um dos cinco indicados ao Troféu de Time do Ano, ao lado de clubes como Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG. O clube carioca brilhou ao conquistar a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro na mesma temporada.
Brasil quer voltar ao topo da Bola de Ouro
O último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká, em 2007. Antes dele, apenas Ronaldinho Gaúcho (2005), Ronaldo (1997 e 2002) e Rivaldo (1999) levantaram o troféu. Desde então, o prêmio tem sido dominado principalmente por nomes como Lionel Messi, que soma oito conquistas.
A presença de quatro brasileiros nas categorias principais reacende a expectativa nacional por uma nova conquista em 2025, com destaque especial para Marta, símbolo maior do futebol feminino brasileiro e mundial.
Fonte: ge.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário