segunda-feira, 4 de agosto de 2025

FIQUEM ATENTOS: GOLPES COM APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS AUMENTAM EXPONENCIALMENTE

Golpe do INSS: saiba como identificar tentativas de fraude por telefone

Golpes envolvendo o INSS por telefone viraram rotina no Brasil. Criminosos utilizam ligações para se passar por representantes e enganar beneficiários de aposentadorias e pensões. Na segunda-feira (26), foi revelado que algumas das associações acusadas de descontos ilegais na previdência utilizaram diálogo confuso e trechos difíceis de entender na hora de autorizar os débitos.

Em um dos áudios, a atendente chega a confirmar os dados com a aposentada e, logo depois, lê um texto que não é possível entender claramente o que é dito. No fim, a aposentada, sem entender o que estava sendo proposto, autoriza o desconto de R$ 45 de sua aposentadoria.

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), observando o aumento nos golpes e com a investigação dos descontos ilegais, emitiu um alerta nesta terça-feira (26) para beneficiários do INSS sobre os contatos telefônicos suspeitos.

Atendentes autênticos, segundo a ABT, nunca solicitam senhas, códigos bancários ou dados pessoais sensíveis fora de ambientes seguros, não oferecem promoções e utilizam canais oficiais das empresas. O comportamento dos atendentes também pode sinalizar um golpe.

Para ter certeza de um atendimento seguro, a ABT informa que é preciso avaliar se o atendente cumpre com estes requisitos:

1. Clareza na comunicação e paciência

2. Fala pausada

3. Confirmação de informações por parte do atendente

4. Escuta acolhedora

Caso o atendente não cumpra os requisitos, a ABT afirma que a ligação pode ser fraudulenta. Ao observar estes pontos, é importante que os atendentes tenham comunicação que não deixe nenhuma dúvida e que reduza ansiedades, sempre garantindo que o cliente tenha entendido a informação.

Fonte: BAND/UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário