quarta-feira, 27 de agosto de 2025

APESAR DAS BOAS CHUVAS NO LITORAL POTIGUAR A MAIORIA DOS MUNICÍPIOS ENFRENTAM ESTIAGEM SEGUNDO O 'MONITOR DE SECAS'

Quase todos os municípios do RN registram seca em julho, aponta levantamento

Monitor de Secas indica que apenas 3,6% das cidades ficaram livres do fenômeno no mês

O Rio Grande do Norte terminou o mês de julho com 96,4% de seus municípios enfrentando algum nível de seca. Os dados são do Monitor de Secas, levantamento conduzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em parceria com instituições locais, incluindo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).

Segundo o relatório, 36,54% das cidades potiguares apresentaram seca classificada como grave (S2), enquanto 43,11% ficaram sob seca moderada (S1). Já a seca fraca (S0) atingiu 16,76% dos municípios. O levantamento não registrou casos de seca extrema (S3) nem excepcional (S4). Apenas 3,59% das cidades não apresentaram qualquer tipo de estiagem.

Entre os municípios que enfrentaram seca grave estão Caicó, Pau dos Ferros, Parelhas e Jucurutu, totalizando 61 cidades nessa condição. Já 72 municípios, como Mossoró, Macau, Assu, Santa Cruz e João Câmara, foram enquadrados na categoria de seca moderada.

O Monitor de Secas é atualizado mensalmente e acompanha a evolução do fenômeno em todo o país, servindo como instrumento de análise para auxiliar políticas públicas e estratégias de mitigação dos efeitos da estiagem.

Fonte: O Poti News



Nenhum comentário:

Postar um comentário