terça-feira, 8 de julho de 2025

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DONALD TRUMP PUBLICOU MENSAGEM EM SUAS REDES SOCIAIS EM DEFESA DE JAIR BOLSONARO

Trump defende Bolsonaro e diz que Brasil está fazendo 'caça às bruxas' contra ex-presidente

Segundo Trump, Bolsonaro foi um 'líder forte' e que estava de olho na 'caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto'

Em publicação na sua rede social Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que o país está fazendo uma 'coisa terrível' no tratamento contra ele.

Leia a publicação:

'O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em COMÉRCIO. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o "MAIS QUENTE" do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei de olho à CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!'

A afirmação acontece logo após Trump ter publicado contra os Brics ameaçando taxas quem apoiasse as ações que ele chamou de 'antiamericanas' do bloco econômico, liderado agora pelo presidente Lula.

Horas depois da divulgação da declaração final da cúpula no Rio de Janeiro, o presidente Donald Trump ameaçou aplicar tarifas extras de 10% a partir de primeiro de agosto sobre todos os países que se alinharam ao que chamou de 'política antiamericana dos BRICs'.

Desde que venceu a eleição, em 2024, Trump vinha fazendo alerta ao Brics, principalmente no que se refere ao uso de moedas locais para o comércio e um eventual abandono do dólar. O americano chegou a mencionar tarifas de 100% caso a moeda dos Estados Unidos fosse abandonada pelos emergentes.

Dessa vez, o ataque não especifica quais seriam as políticas do bloco que poderia ser consideradas contrárias aos interesses americanos.

Na declaração final do Brics, os líderes defenderam a utilização de moedas locais nas transações entre países do bloco e criticaram as tarifas americanas.

A declaração de Trump ocorre num momento em que o governo Lula ainda espera uma negociação para buscar um acordo comercial antes do prazo final dado pelo presidente americano, que expira na quarta-feira, dia 9 de julho.

Fonte: cbn.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário