Golpe em boleto falso faz banco digital ser condenado no RN
Um banco digital foi condenado a pagar mais de R$ 10 mil a uma empresa do Rio Grande do Norte após um golpe com boleto bancário. A Justiça entendeu que houve falha na segurança do sistema da própria instituição financeira.
O caso ocorreu em maio deste ano. A empresa relatou que efetuou o pagamento de um boleto acreditando se tratar de um fornecedor. O documento tinha valor, data e dados compatíveis, mas o dinheiro foi desviado para a conta de um golpista.
O banco alegou ter devolvido o valor, mas a Justiça constatou, por meio de extratos, que isso não ocorreu. A juíza responsável pelo caso ressaltou que o sistema do banco permitiu a emissão de um boleto falso com dados idênticos ao original, o que induziu a empresa ao erro.
Com base em súmula do STJ que responsabiliza as instituições financeiras por fraudes do tipo, o banco foi condenado a restituir os R$ 10.645,60 à empresa.
O caso serve de alerta para quem realiza pagamentos online: mesmo quando os dados parecem corretos, é importante redobrar a atenção. E, em caso de golpe, a Justiça pode responsabilizar o banco.
Fonte: Grande Ponto

Nenhum comentário:
Postar um comentário