sexta-feira, 4 de julho de 2025

DEPUTADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES APRESENTA PROJETO DE LEI PARA ADVOGADOS(AS) PODEREM USAR TRAJES RELIGIOSOS OU CULTURAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Deputada propõe direito ao uso de trajes religiosos na advocacia

Projeto da deputada Dandara (PT-MG) assegura que advogados possam atuar com vestes tradicionais ou culturais

A deputada Dandara (PT-MG) apresentou o Projeto de Lei 3198/2025, que propõe o direito de advogados e advogadas usarem vestimentas religiosas, tradicionais ou culturais no exercício da profissão. A proposta altera o Estatuto da Advocacia e pretende impedir que trajes não padronizados sejam usados como motivo para constrangimentos em tribunais.

Pelo texto, essas vestes seriam permitidas desde que não dificultem a identificação da pessoa e respeitem o decoro forense - entendido como urbanidade e dignidade no ambiente profissional.

Liberdade religiosa e combate à discriminação

A iniciativa surge após casos de impedimento a profissionais por usarem trajes religiosos. A deputada argumenta que o projeto reforça a liberdade de crença e combate práticas discriminatórias no Judiciário.

A proposta também cita decisões do STF e tratados internacionais que garantem a manifestação cultural e religiosa. O projeto ainda será analisado pelas comissões da Câmara.

Fonte: Congresso em Foco



Nenhum comentário:

Postar um comentário