terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

ATENÇÃO INADIMPLENTES: CORREIOS E SERASA SE UNEM PARA PRESTAR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE FORMA PRESENCIAL NAS AGÊNCIAS FÍSICAS

Correios oferecem atendimento presencial para negociação de dívidas no RN

Inadimplentes podem negociar dívidas com descontos de até 99% e parcelamento em até 72 vezes

Os consumidores do Rio Grande do Norte podem negociar dívidas presencialmente nas agências dos Correios a partir desta segunda-feira (24). A iniciativa faz parte do mutirão nacional de combate à inadimplência, promovido pela Serasa em parceria com a Febraban e mais de 1.456 empresas. O atendimento seguirá até 31 de março e permite a consulta gratuita de débitos, com possibilidade de descontos de até 99% e parcelamento em até 72 vezes.

Para acessar o serviço, o consumidor precisa apresentar um documento oficial com foto em uma das 230 agências dos Correios no estado. No atendimento, será possível visualizar as dívidas, escolher quais deseja quitar e optar entre pagamento à vista ou parcelado, sem cobrança de taxas adicionais.

Endividamento no Rio Grande do Norte

Atualmente, 46,56% da população adulta do estado está inadimplente, um percentual acima da média nacional de 45,94%.

Os dados da Serasa apontam um cenário preocupante:

O estado tem 1,22 milhão de CPFs com contas atrasadas, somando R$ 6,22 bilhões em dívidas.

O endividamento médio dos consumidores potiguares é de R$ 5.074,45.

A faixa etária mais impactada é de 26 a 40 anos, representando 35,2% dos endividados.

O setor bancário e de cartões de crédito é o principal responsável pela inadimplência, com 34,36% dos registros.

O desemprego é a principal causa das dívidas (24%), seguido por gastos inesperados (18%).

Compras de supermercado representam 50% dos gastos no cartão de crédito dos consumidores do estado.

43% dos endividados têm pendências há mais de dois anos.

No RN, 43% já contrataram empréstimos para pagar contas básicas, como água, luz e gás.

Apenas 33% acreditam que conseguirão quitar suas dívidas.

No Nordeste, 26% dos consumidores inadimplentes buscam renegociação para alcançar estabilidade financeira.

Fonte: O Poti News


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