Justiça manda soltar vereador bolsonarista que jogou R$ 200 mil pela janela
Na tarde desta quinta-feira (19), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou a soltura do vereador Francisco Nascimento (União-BA), preso durante a segunda semana de dezembro como parte da Operação Overclean. A operação investiga uma organização criminosa suspeita de desviar cerca de R$ 1,4 bilhão por meio de contratos fraudulentos com prefeituras e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Francisco foi preso preventivamente no último dia 10 de dezembro após tentar se livrar de uma sacola com dinheiro jogando-a pela janela, e a decisão sobre sua soltura foi tomada pelo juiz federal Fábio Moreira Ramiro. Apesar da liberdade, o vereador deverá cumprir uma série de restrições impostas pela Justiça.
A liberdade do vereador está condicionada a várias restrições, entre elas a proibição de manter contato com os demais investigados citados no inquérito, por qualquer meio de comunicação. Ele também está impedido de frequentar locais relacionados às empresas envolvidas no esquema criminoso e terá o acesso restrito a sistemas informatizados e suportes de armazenamento de dados dessas empresas.
Além disso, o direito ao exercício de funções públicas foi suspenso, conforme o Código de Processo Penal. O vereador deverá comparecer mensalmente ao juízo para informar e justificar suas atividades e está proibido de sair do território nacional. Como medida adicional, será submetido a monitoramento eletrônico remoto.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário