domingo, 29 de dezembro de 2024

FINAL DE ANO DE GRAVES ACIDENTES AÉREOS: AERONAVE DERRAPA NA PISTA E COLIDE COM MURO NO AEROPORTO DA COREIA DO SUL DEZENAS DE VÍTIMAS FATAIS

Avião com 181 pessoas derrapa, colide com cerca e explode na Coreia do Sul, deixando dezenas de mortos

Um Boeing 737-800 com 181 pessoas a bordo se acidentou na Coreia do Sul na manhã deste domingo (29). A aeronave da companhia Jeju Air, com 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista durante a aterrissagem e colidiu com um muro no Aeroporto Internacional de Muan. O voo 2216 vinha de Bangkok com destino a Muan.

“Até o momento, dois resgatados e 47 mortos confirmados”, informou a Agência Nacional de Bombeiros em comunicado, com a operação de resgate ainda em andamento. “Mas o saldo pode aumentar devido aos feridos graves”, acrescentou Lee Hyeon-ji, oficial de resgate dos bombeiros de Jeolla do Sul.

As equipes de emergência continuam trabalhando no local. As causas do incidente ainda são desconhecidas, embora se acredite que possa ter ocorrido devido ao “contato com pássaros, o que provocou um mau funcionamento no trem de pouso” quando o avião tentava aterrissar no aeroporto de Muan, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

“Neste momento, duas pessoas foram resgatadas, um passageiro e um comissário de bordo”, declarou a agência nacional de bombeiros sul-coreana por meio de comunicado, acrescentando que 32 caminhões de bombeiros e dezenas de bombeiros foram mobilizados para o local do acidente.

Fotos e vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento impactante do acidente e a coluna de fumaça densa que saia da área de impacto, perto do aeroporto.

Também foi possível identificar a cauda da aeronave envolta em chamas ao lado da pista, cercada por bombeiros e veículos de emergência, embora o fogo já tenha sido controlado. O Aeroporto Internacional de Muan está localizado a cerca de 288 quilômetros de Seul, a capital sul-coreana.

Por sua vez, o presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, pediu a mobilização de todos os recursos necessários para resgatar os passageiros. “Todas as agências envolvidas devem mobilizar seus recursos disponíveis para salvar as pessoas”, instruiu por meio de comunicado.

Além disso, o presidente convocou uma reunião de emergência com os membros de seu gabinete para debater as operações de resgate e resposta ao acidente, segundo informou seu escritório.

Este é o primeiro acidente fatal na história da Jeju Air, uma das maiores companhias de baixo custo da Coreia do Sul, criada em 2005.

Um dos últimos acidentes dessa companhia aérea ocorreu em 12 de agosto de 2007, quando um Bombardier Q400 da Jeju Air, que transportava 74 passageiros, saiu da pista no aeroporto de Busan-Gimhae devido a ventos fortes, causando uma dúzia de feridos.

Fonte: CNN Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário