domingo, 20 de outubro de 2024

GOLPISTAS TENTAM A MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA PARA TIRAR DINHEIRO DE USUÁRIOS DE APLICATIVOS BANCÁRIOS

Febraban alerta para novo golpe em bancos que pode atingir todos os clientes

Um novo golpe bancário está gerando preocupação, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Criminosos têm utilizado a técnica da engenharia social para enganar clientes. 

A estratégia envolve a manipulação psicológica para obter informações pessoais ou realizar transações fraudulentas.

Recentemente, foi identificado um esquema em que golpistas fazem contato telefônico com clientes, informando sobre supostas investigações em suas agências bancárias.

Para tornar o golpe mais convincente, chegam a enviar boletins de ocorrência falsos. Com isso, as vítimas são instruídas a transferir recursos para contas indicadas pelos criminosos.

Como agem os criminosos?

Segundo José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, os bancos podem entrar em contato para verificar transações suspeitas, mas jamais pedem dados pessoais, senhas ou transferências. Caso isso ocorra, recomenda-se encerrar o contato imediatamente.

Além disso, a Febraban reforça que a entidade é uma associação civil sem fins lucrativos e não possui relação direta com clientes. Entretanto, golpistas têm utilizado indevidamente o nome da Federação para aplicar golpes.

Para se proteger, a Febraban sugere que, diante de tentativas de golpe, o cliente deve bloquear o aplicativo bancário e as senhas. Também é necessário registrar um boletim de ocorrência o quanto antes para evitar maiores danos.

Portanto, é crucial que os clientes utilizem apenas os canais oficiais dos bancos para confirmar qualquer informação sobre suas contas. Dessa forma, é possível evitar cair em armadilhas e garantir a segurança de seus dados financeiros.

Algumas dicas para evitar ser vítima de golpes:

Cuidado com links suspeitos: Não clique em links em e-mails ou mensagens SMS de remetentes desconhecidos. Acesse sempre o site do banco diretamente pelo navegador.

Autenticação em duas etapas: Ative a autenticação em duas etapas sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança.

Atualize senhas regularmente: Use senhas fortes e únicas para suas contas bancárias e mude-as periodicamente.

Desconfie de solicitações de informações pessoais: Seu banco nunca pedirá informações sensíveis por e-mail ou mensagem. Se receber um pedido assim, entre em contato com o banco diretamente.

Monitore suas contas: Verifique regularmente suas contas para identificar transações suspeitas. Reporte imediatamente qualquer atividade estranha.

Cuidado ao usar Wi-Fi público: Evite acessar suas contas bancárias em redes Wi-Fi públicas. Se precisar, use uma VPN.

Mantenha seu software atualizado: Atualize seu sistema operacional e aplicativos de segurança para se proteger contra vulnerabilidades.

Educação financeira: Fique informado sobre as táticas mais comuns de golpes e fraudes. Quanto mais você souber, mais protegido estará.

Fonte: Capitalist


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