sexta-feira, 9 de agosto de 2024

AGÊNCIA MUNDIAL ANTIDOPAGEM ACUSA EUA DE FRAUDES COMETIDAS COM SEUS ATLETAS PARA QUE OS COMPETIDORES USASSEM DROGAS SEM A DEVIDA NOTIFICAÇÃO

Agência Mundial Antidoping acusa EUA de esquema que permitia atletas de competirem dopados

A Agência Mundial Antidoping (WADA) publicou, nesta quinta-feira, uma nota oficial que apresenta diversos detalhes de uma série de fraudes cometidas pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), ao longo dos últimos anos. O posicionamento da entidade internacional (veja na íntegra, no final da matéria) acontece no dia seguinte à publicação de uma reportagem da Reuters sobre o assunto.

A denúncia indica que os estadunidenses teriam permitido que atletas dopados competissem por anos, sem nunca punir ou impedir que eles participassem dos torneios.

Em nota oficial, a WADA informou que está ciente de, pelo menos, três casos de atletas que competiram por anos, "enquanto agiam como agentes secretos da USADA, sem que a WADA fosse notificada e sem que houvesse qualquer disposição permitindo tal prática sob o código ou as próprias regras da USADA".

A WADA cita o caso de um atleta de elite, sem revelar a identidade dele, que teria competido em eliminatórias olímpicas e eventos internacionais, mesmo tendo admitido ter tomado esteroides e outras substância ilegais. Mesmo assim, foi autorizado pela agência norte-americana a continuar competindo até a aposentadoria.

– Seu caso nunca foi publicado, os resultados nunca foram desqualificados, o prêmio em dinheiro nunca foi devolvido e nenhuma suspensão foi cumprida. O atleta foi autorizado a competir contra seus competidores desavisados como se nunca tivessem trapaceado. Nesse caso, quando a USADA finalmente admitiu à WADA o que estava acontecendo, ela aconselhou que qualquer publicação de consequências ou desqualificação de resultados colocaria a segurança do atleta em risco e pediu à WADA que concordasse com a não publicação. Sendo colocada nessa posição impossível, a WADA não teve escolha a não ser concordar – relatou a WADA na nota oficial.

No final do posicionamento, a Agência Mundial Antidoping chama a USADA de "hipócrita", em meio às frequentes denúncias dos estadunidenses contra atletas irregulares de outros países, como China e Rússia.

– Como outros atletas devem se sentir sabendo que estavam competindo de boa-fé contra aqueles que eram conhecidos pela USADA por terem trapaceado? É irônico e hipócrita que a USADA grite quando suspeita que outras Organizações Antidoping não estão seguindo as regras à risca, enquanto não anunciou casos de doping por anos e permitiu que trapaceiros continuassem competindo – finalizou a WADA em nota oficial.

Fonte: Portal 96 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário