segunda-feira, 13 de maio de 2024

EX-REPÓRTER DA GLOBO ENTRA COM RECLAMAÇÃO TRABALHISTA POR SER OBRIGADO A TRABALHAR COM COVID E DIFICULTAREM SUA IDA AO BANHEIRO

Repórter processa a Globo e acusa canal de obrigá-lo a trabalhar com Covid e de dificultar ida ao banheiro

O repórter Aluisio Marques, de Belo Horizonte (MG), entrou com uma ação trabalhista contra a Globo. O jornalista alega que foi alvo de assédio moral e pede o reconhecimento do acúmulo de funções. Ele solicita uma indenização de aproximadamente 725 mil reais.  

O grande detalhe nessa história é que Aluisio, diferente de outros profissionais que tomaram a mesma atitude, a exemplo de Cecília Flesch e Veruska Donato, segue, data hoje, contratado da emissora. Marques está de férias no momento e tomou a decisão de acionar o canal nesse período. O NaTelinha teve acesso ao processo com exclusividade. 

O jornalista ingressou na Globo Minas em 18 de fevereiro de 2015 como estagiário e foi efetivado quase um ano depois, em 11 de fevereiro de 2016, como coordenador de telejornais. No processo, Aluisio alega que passou a desenvolver outras atividades, como editor de texto, operador de teleprompter, editor de imagem, repórter e cinegrafista.

A defesa do profissional acusa a Globo de enriquecer às custas do cliente, uma vez que ele não passou a ser remunerado pelas atividades extras e cita colegas de trabalho de Marques que, supostamente, ganhariam mais pelas mesmas funções.

Como comparação, a ação cita outros repórteres e editores que teriam salário superior ao de Aluisio desempenhando as mesmas atividades.

André Froes de Aguilar, advogado de Aluisio Marques, reivindica o pagamento de horas extras, intervalos intrajornadas, adicional noturno, abono salarial, adicional de transferência e diz que a jornada de trabalho do cliente era de 13 horas diárias, de segunda a segunda, sem horário certo, sendo que as reportagens poderiam ser produzidas em qualquer período, inclusive no da madrugada.

Fonte: Portal Grande Ponto


Nenhum comentário:

Postar um comentário