Educação do RN envia nomes de 95 mil estudantes ao programa Pé-de-Meia
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) encaminhou ao Ministério da Educação (MEC) a lista dos estudantes do Ensino Médio matriculados na rede estadual de educação, elegíveis para participar do programa Pé-de-Meia. Inicialmente, 95.727 estudantes tiveram seus nomes submetidos ao ministério.
Por meio de incentivos anuais que podem chegar a R$ 3 mil por estudante, totalizando até R$ 9.200 ao longo do ensino médio, o programa visa mitigar as desigualdades sociais, reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar, além de promover a inclusão social e incentivar a mobilidade social.
“Sendo o programa Pé-de-Meia mais um passo significativo no fortalecimento da educação pública potiguar, estamos comprometidos em assegurar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino médio, promovendo a igualdade de oportunidades e contribuindo para a aprendizagem de nossa juventude”, destaca a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.
Para ser elegível ao Pé-de-Meia, os estudantes devem estar regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser membros de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Inicialmente, será dada prioridade aos beneficiários do Programa Bolsa Família.
“Fornecemos os nomes de todos os estudantes de ensino médio matriculados na rede estadual de educação. O Ministério da Educação realizará a triagem, de acordo com os critérios do programa, para selecionar os estudantes beneficiados. Nosso esforço garantiu que o RN fosse o primeiro estado a enviar esses dados, agilizando o processo”, explica o coordenador do Grupo de Processamento de Dados da SEEC, Firmino Neto.
Os estudantes que se matricularem após o envio inicial dos dados terão seus nomes encaminhados ao MEC em momento posterior e, se elegíveis, participarão do Pé-de-Meia.
Para esclarecer dúvidas sobre o Programa Pé-de-Meia, a SEEC realizou uma transmissão ao vivo no YouTube, acessível a todas as redes de ensino. Além de fornecer informações gerais sobre o programa, foram respondidas perguntas da audiência. O vídeo da transmissão está disponível no canal oficial da SEEC na plataforma de vídeos YouTube.
Com essa iniciativa, os governos Federal e do RN buscam não apenas investir na educação dos jovens brasileiros, mas também garantir que eles tenham condições de concluir o ensino médio.
Fonte: opotiguar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário