quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

FAMOSOS 'ASSALTOS CARNAVALESCOS': BLOQUINHOS DE CARNAVAL REVIVEM MODO DA FESTA DE MOMO DOS ANOS ENTRE 1960 E 1980

Festa “Assaltos Carnavalescos – Ano I” relembra carnavais dos anos 70 e 80

Entre os carnavais dos anos 1960 e 1980, anunciar um “assalto” não era exatamente um motivo para ter medo. O termo também estava associado a uma farra entre amigos na casa de algum conhecido mais abastado. Durante o auge dos blocos de alegoria no carnaval de Natal, os “assaltos carnavalescos” eram tradição. Para resgatar esse clima será realizado no dia 09 (sexta), o baile “Assalto Carnavalesco – Ano I”, às 20h, na AABB. Antes, às 16h, haverá uma concentração no bar Dom Vinícius.

Nos “assaltos” dos carnavais de outrora, a turma invadia as casas onde eram recebidos pelas famílias anfitriãs ao som de frevo, com direito a brincadeiras, comes e bebes. A versão 2024 é uma ideia do Movimento Grandes Carnavais, formado por foliões veteranos como Igor Ribeiro Dantas, Dickson Meméia, Magda Medeiros e Iven Bezerra. Segundo eles, é uma forma de oferecer outra opção de baile de clube, e integrar novos e velhos foliões, apostando no formato que tem ganhado espaço nos carnavais Brasil afora.

O “Assalto Carnavalesco” terá um momento de esquenta na rua Angelo Varela, Tirol, com concentração no Dom Vinícius e baile na AABB. As atrações do baile são Pedro Luccas, Orquestra Dragões do Frevo e DJ Solon Silvestre tocando um set list de carnavais de todas as épocas. Já o Bloquinho do Assalto, na concentração, terá discotecagem do projeto Vitrola Livre by Maurilio Jordan

Um dos atrativos da festa é a recriação do buffet de época. Serão servidos os tira-gostos “sacanagem” (palitinho de queijo, salsicha e azeitona), Creme de galinha, salgadinho Cosme e Damião. Duas bebidas poderão ser pedidas no balcão: Rum Montilla e o clássico uísque Old Eight. A decoração será baseada nos anos 70/80.

Além da brincadeira nostálgica, o bloco quer incentivar todos a se fantasiarem. “Quem quiser pode tirar do baú sua jardineirinha de bloco”, brinca o folião Dickson Medeiros Meméia. “A gente quer incentivar o uso e a criatividade na fantasia”. O Assalto Carnavalesco integra a programação do Carnaval de Natal, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal e AABB Natal.

Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário