Apenas quatro institutos de pesquisa do RN podem divulgar pesquisas políticas em 2024
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês. Por se tratar de um ano eleitoral, a partir do dia 1 de janeiro não é mais permitida a veiculação de pesquisas de intenção de voto realizadas por institutos que não estejam devidamente registrados no Conselho Regional de Estatística (CONRE), entidade que tem o poder de fiscalizar os elementos técnicos e as normativas legais do setor.
A TS2 Soluções Empresariais Ltda, parceira do POTI na divulgação de pesquisas eleitorais, é uma das quatro empresas registradas do estado até o momento. Erison Torres, sócio da empresa, destaca a importância da fiscalização realizada pelo Conselho, a fim de garantir responsabilidade com os números apresentados.
Ele ressalta ainda que a regularização junto aos órgãos de controle é indispensável para qualquer empresa e deveria ser um elemento fundamental no compliance dessas entidades. Para Torres, “estar em dia com o sistema CONFE/CONRE é um indicativo de boa prática e seriedade da empresa.”
De acordo com o Conselho da 5ª Região, que atende o Nordeste, no Rio Grande do Norte, apenas quatro empresas possuem registro.
Empresas:
1. Consultoria e Pesquisa Técnica
2. Instituto Fecomércio RN
3. Smart Pesquisa e Comunicação
4. TS2 Soluções Empresarial Ltda
Outras empresas de pesquisa ainda podem se registrar e se tornarem aptas a divulgar pesquisas.
Fonte: O Poti
Nenhum comentário:
Postar um comentário