quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL APROVA A REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DE PROFESSOR DA REDE PÚBICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO

Câmara aprova mudança na carreira dos professores de Natal

Os vereadores de Natal aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar 25/2023, que organiza e estrutura da Carreira de Professor da Rede Pública de Ensino do Município, institui o seu respectivo plano de carreira e remuneração e cria novos cargos. A matéria foi enviada e votada em regime de urgência.

A proposta aprovada prevê o aumento de carga horária dos professores de 20 para 30 horas semanais para professores do ensino fundamental, mantendo as 30 horas para o educador infantil. Além disso, o prefeito destacou na mensagem que estavam garantidos todos os direitos e vantagens já assegurados em leis anteriores.

Segundo a mensagem encaminhada pelo prefeito Álvaro Dias, o texto foi baseado em estudos de impacto financeiro quanto ao cenário apresentado, de modo a levar em consideração a carga horária atual e a necessidade de vagas para que seja ofertado um serviço de educação pública com mais qualidade.

Na Comissão de Educação, o projeto recebeu parecer desfavorável pelo relator Daniel Valença (PT). “É uma matéria complexa, que precisaria de uma atenção e cuidado, com um debate aprofundado. Contudo, a gestão não quis fazê-lo, nem enviando a secretária de educação quando solicitada, nem convidando o sindicato para debater emendas e alterar o texto”, disse ele.

O parecer, no entanto, recebeu dois votos contrários dos vereadores Bispo Francisco de Assis (PRB) e de Dickson Júnior (PDT).

A bancada da oposição reclamava que não foi dada a oportunidade de debater e ouvir a categoria, que critica a proposta. Por isso, tentou de todas as formas ampliar o debate recorrendo a dispositivos do Regimento Interno da Casa, contudo, a decisão final ficava sob a decisão do plenário, que é soberano, sendo sempre derrubadas as proposições, visto que a maioria integra a base aliada.

Foi neste sentido que foram apresentadas 24 emendas, todas rejeitadas pelo relator da Comissão de Justiça, vereador Raniere Barbosa (Sem Partido). Os pareceres contrários foram a plenário, que ratificaram a o voto do relator e as emendas foram arquivadas. Os pedidos de destaque do vereador petista também foram rejeitados.

Além de Daniel, o vereador Eribaldo Medeiros (REDE) e as vereadoras Júlia Arruda (PCdoB), Ana Paula (SD), Brisa Bracchi (PT), Camila Barbosa (Juntas/PSOL) votaram contra o projeto. Os outros 22 foram favoráveis à matéria.

Fonte: Tribuna do Norte


Um comentário:

  1. Assim como Ceará Mirim, Natal é governado por um bolsonarista nojento. As obras publicas são apenas maquiagens e a Educação e a Saúde são desprezadas. Dois prefeitos fakes que não farão sucessores. Em Natal vem Carlos Eduardo e em Ceará Mirim vem Jumária. FORA Julio e Alvaro.

    ResponderExcluir