América tem meta difícil a cumprir na série C
A conta para o América poder brigar pela classificação para a segunda fase, na Série C do Brasileiro, é bastante simples. Tomando como base a classificação do ano passado, quando o Vitória fechou o G-8 com 28 pontos, o Alvirrubro vai necessitar vencer seis e empatar pelo menos um jogo nas dez rodadas que restam para encerrar a primeira fase.
Mas não basta aos potiguares apenas atingir os 28 pontos, pois a tendência, devido ao equilíbrio existente entre as equipes na disputa, é que outros clubes cheguem na rodada final com o mesmo número na pontuação e que a vaga seja definida nos critérios de desempate. Aí é que mora o problema do Alvirrubro, que está com dificuldades para mandar a bola para o fundo da rede dos adversários.
Um sinal de que o América terá de melhorar muito o desempenho para lutar pelo G-8, é que apenas o atacante Sassá, que marcou 11 dos 15 gols do líder Amazonas na Série C, possui sozinho quase o dobro de gols do que todo o time potiguar na competição.
A maior parte dos jogos que restam aos americanos, serão confrontos diretos, contra adversários que também lutam para ingressar no grupo dos oito classificados para segunda fase. Isso irá ocorrer em oito oportunidades, pois da lista de adversários restantes, apenas o São Bernardo e São José, respectivamente segundo e terceiro colocados, integram o G-8 atualmente.
Como possui apenas quatro confrontos na condição de mandante, a equipe de Thiago Carvalho também será obrigada a melhorar sua performance como visitante. A missão para completar a pontuação necessária para brigar pela classificação, é conquistar sete pontos na casa dos adversários. O que deixa os potiguares com uma margem de erro muito pequena para essa segunda parte da competição. O América poderá se dar ao luxo de perder ainda três partidas, desde que cumpra a meta traçada. Caso isso não ocorra, a chance de classificação ficará bastante remota.
Segundo o site Chance de Gol, a probabilidade que o América possui de garantir presença na segunda fase é de 10% e o risco de rebaixamento que até a rodada passada rondava essa mesma margem, hoje subiu para 21,3 %. A nova e árdua tarefa dos potiguares vai iniciar na quarta-feira, dia 28, contra o CSA, no estádio Rei Pelé, em Alagoas. Na sequência o grupo tem outro compromisso como visitante, diante do São José, dia 3 de julho, no estádio Francisco Novelleto, no Rio Grande do Sul.
Atuando contra adversários colocados dentro do G-8, os natalenses perderam Confiança/SE, Amazonas/AM, além do Ypiranga/RS e empatou contra o Náutico/PE e Botafogo/PB. A única vitória foi sobre o Operário/PR.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário