quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

LULA DEMITE MEMBROS DA COMISSÃO DE ÉTICA DA PRESIDÊNCIA APÓS O CONSELHO BENEFICIAR EX-MINISTROS DE BOLSONARO

Lula demite metade do Conselho de Ética da Presidência após Fábio Faria receber aval para trabalhar no BTG sem quarentena

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta terça-feira (7) três dos sete membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, composta por seis diretores e um presidente.

A decisão ocorre após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que o órgão beneficiou ex-ministros de Jair Bolsonaro: dez deles foram agraciados com uma quarentena remunerada de seis meses, apesar de não terem apresentado propostas formais de emprego, e outros foram liberados da quarentena para trabalharem em empresas que mantêm relação direta com as pastas que chefiavam.

Um dos casos é o do ex-ministro Fábio Faria, das Comunicações

Os três membros exonerados haviam sido nomeados em novembro do ano passado por Bolsonaro, então já derrotado nas eleições de outubro. Dispensados, Célio Faria Júnior é ex-ministro da Secretaria de Governo (Segov), João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial da Presidência, e Fábio Prieto de Souza, secretário de Justiça de São Paulo. Até agora, o órgão tinha todos os membros nomeados por Bolsonaro.

Em substituição a eles, foram nomeados Bruno Espiñeira Lemos, advogado que compôs a transição do governo e defendeu o ex-ministro da Casa Civil Jacques Wagner (PT); Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo; e Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e ex-advogado de Lula em ações da Lava Jato. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.

Nesta segunda-feira (6), foi publicado que a Comissão de Ética Pública autorizou a ida dos ex-ministros das Comunicações, Fábio Faria (PP-RN), e da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, para novos cargos no BTG Pactual.

O órgão também liberou o ex-ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a trabalhar na Vale, a gigante da mineração que tem portos e terminais em três países, além do Brasil, e que atua em cerca de 2 mil quilômetros da malha ferroviária brasileira.

No caso de Fábio Faria, a comissão não viu problemas no fato de o Pactual ser hoje o principal acionista da V.tal, empresa que detém a maior rede neutra do País e vende capacidade de fibra ótica para outras empresas de telecomunicações. O ex-ministro das Comunicações começa em março, na área de Relações Institucionais. No ano passado, Faria intermediou encontro entre o bilionário Elon Musk, dono da Space X e do Twitter, e André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual.

Fonte: Estadão News


Nenhum comentário:

Postar um comentário