quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

PROJETO ARENINHAS POTIGUARES LEVARÁ EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS PARA ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Governo vai construir espaços para prática de esportes nas escolas do RN

Primeira fase do projeto contempla sete municípios da Grande Natal, mas plano do governo é levar as “areninhas” às demais regiões do Estado

As escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte vão ganhar equipamentos para a prática esportiva. Contrato nesse sentido foi celebrado nesta quarta-feira entre o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal pelo qual serão repassados recursos do orçamento da União para a construção de campos de futebol Society (com grama sintética), do projeto Areninhas Potiguares. Os recursos, no valor de R$ 5,1 milhões, são oriundos de emendas parlamentares do senador Jean Paul Prates e da deputada federal Natália Bonavides, com a contrapartida estadual.

Inicialmente serão contempladas escolas da Região Metropolitana de Natal, num total de 15 areninhas, mas o plano do governo do RN é levá-las às demais regiões para estimular a prática esportiva da juventude potiguar. As primeiras serão construídas em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e São José do Mipibu. Os espaços são compostos por um campo de futebol society com alambrado, vestiário, iluminação e arquibancada.

A governadora Fátima Bezerra pediu prioridade às secretarias de Educação e Infraestrutura para que as obras comecem o mais breve possível. “Isso vai possibilitar investir na infraestrutura voltada para o desenvolvimento de uma prática tão importante e saudável como a do esporte, em nossas escolas.” Na mesma solenidade foi assinado contrato de repasse de recursos de uma outra emenda da deputada Natália Bonavides para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Teotônia Amaral no município de Florânia.

O senador Jean-Paul lembrou que a proposta das arenas é uma iniciativa do Consórcio Nordeste elaborada, desenvolvida e implantada pelo governo do Ceará. As do Rio Grande do Norte foram adaptadas e terão as dimensões oficiais para que possam ser usadas em competições nacionais. “É um projeto inovador, diferente, importante.” Ele anunciou uma emenda de R$ 250 mil para a realização da Copa das Cidades, no próximo ano.

“Andando pelo interior do Estado, pudemos perceber o quanto é difícil para a juventude o acesso a direitos como este, do esporte, do lazer. A quadra na escola de Florânia, por exemplo, é uma reivindicação que já dura três décadas. Para todos nós, é um orgulho manter as parcerias com o governo da professora Fátima Bezerra”, enfatizou a deputada Natália Bonavides.

O subsecretário de Esportes da Secretaria Estadual de Educação, Canindé de França, lembrou que a política pública do esporte e do lazer no RN avança no governo da professora Fátima com financiamento e equipamentos, fortalecendo a Educação, a Cultura e o Esporte. “O povo do Rio Grande do Norte terá mais equipamentos à disposição para a prática do esporte, do lazer e da convivência comunitária, desenvolvendo a cultura de paz.”

Os representantes da CEF, Lamarck Rodrigues, Sílvio Conceição e Cleiton Beje disseram que o governo do Estado pode contar com a equipe técnica do banco para que o contrato evolua da melhor maneira possível e sugeriram que o time de futebol da Caixa fosse convidado para jogar a partida inaugural.

Fonte: Radar RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário