sábado, 27 de novembro de 2021

VEM AÍ A QUARTA ONDA E A ANVISA RECOMENDA FECHAR FRONTEIRAS PARA PAÍSES COM NOVA CEPA IDENTIFICADA

Qual o risco de a quarta onda de covid-19 na Europa chegar ao Brasil?

A alta de casos que forma a quarta onda de covid-19 na Europa, somada à descoberta de uma nova variante do vírus na África do Sul, tem levantado dúvidas sobre o futuro da situação brasileira na pandemia. Pesquisadores ouvidos pelo Estadão afirmam que é difícil prever os rumos da pandemia no País, mas não descartam o risco de uma nova alta nos registros, sobretudo diante do relaxamento de medidas de proteção, como distanciamento social e uso de máscaras. Com o avanço da vacinação, porém, a expectativa é de haver menos internações e mortes.

Considerada potencialmente mais transmissível, a variante B.1.1.529, nomeada Ômicron, foi descoberta na África do Sul e já foi detectada em países como Israel e Bélgica. Em ambos, mesmo a vacinação avançada não tem sido suficiente até aqui para frear o aumento de casos. Esse é um dos indícios observados na Europa que preocupa o Brasil. Os efeitos são similares aos de quando surgiu a variante Delta, que acabou não resultando no recrudescimento da pandemia no País, por mais que tenha se tornado predominante. Com a B.1.1.529, ainda não se sabe o que ocorrerá.

Sob temor de piora na pandemia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta sexta-feira, 26, que o governo federal limite a entrada de estrangeiros no País. A orientação do órgão acontece mesmo com a vacinação completa superando 61,7% da população total do País.

Fonte: Estadão News


Nenhum comentário:

Postar um comentário