Campanha Novembro Azul reforça prevenção de câncer de próstata aos homens acima dos 50 anos
Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que mais de 70 mil novos casos da doença serão registrados neste ano. Entre 2020 a 2022, serão 65.840 homens afetados com esse tipo de câncer por ano
Na tentativa de quebrar a resistência do público masculino em procurar tratamentos médicos preventivamente, foi criado o Novembro Azul, mês de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais comum entre o público masculino no Brasil e no mundo.
Segundo o cirurgião e médico urologista, Maryo Kempes, o assunto ainda é tabu e precisa ser esclarecido para que os homens possam se prevenir e tomar as medidas adequadas para garantir um diagnóstico precoce e mais tempo de vida.
Além da preocupação trazida pela própria doença e os preconceitos que a rodeiam, nos últimos tempos a pandemia da Covid-19 afetou ainda mais o dia a dia de quem sofre com a doença ou de quem adiou os exames por causa do vírus.
Maryo Kempes ressalta que a detecção precoce desse tipo de câncer é fundamental, porque amplia as chances de cura da doença em até 90%. “O mais recomendado é fazer exames periodicamente”, sugere. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, se estiver inserido nos fatores de risco.
O câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens brasileiros. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que mais de 70 mil novos casos da doença serão registrados neste ano. Apenas entre 2020 a 2022, 65.840 homens serão afetados com esse tipo de câncer por ano, segundo o instituto.
Fonte: Novo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário