Retomada de aulas presenciais na rede pública do RN será por etapas
O Governo do Rio Grande do Norte entregou à Justiça na noite desta quarta-feira (12) um plano de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino. O documento, que tem 30 páginas, lista condições para que o retorno das atividades nas escolas aconteça de forma segura.
A divulgação do plano acontece quase 14 meses depois de as aulas presenciais terem sido suspensas no Estado por causa da pandemia de Covid-19. Desde então, estudantes da rede pública só têm acesso ao ensino remoto, através de videoconferência com professores ou aulas pela televisão.
O plano prevê uma retomada das atividades em sete etapas, sendo respeitados intervalos específicos entre as fases. Ao todo, o documento estipula no mínimo cinco meses para a retomada plena das aulas presenciais, desde que índices epidemiológicos estejam em níveis satisfatórios.
Confira os estágios da retomada:
Fase 1: Acolhimento dos profissionais (duração de 7 dias)
Fase 2: Retorno de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental + 3º ano do Ensino Médio (duração de 14 dias)
Fase 3: Retorno de estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental + 2º ano do Ensino Médio (duração de 14 dias)
Fase 4: Retorno de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental + 1º ano do Ensino Médio (duração de 28 dias)
Fase 5: Retorno de até 50% das turmas (duração de 28 dias)
Fase 6: Retorno de até 75% das turmas (duração de 56 dias)
Fase 7: Retorno de 100% das turmas.
O plano não estipula data para retomada das aulas presenciais. O documento aponta apenas as condições para que o retorno seja seguro. Cada etapa só vai prosseguir quando houver autorização do comitê de especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e de um outro comitê formado no fim do mês passado, composto por gestores, profissionais da educação, professores e profissionais da saúde, infraestrutura, assistência social e segurança pública.
Para o avanço de cada etapa, deverão ser considerados três fatores:
– Adoção das medidas e dos protocolos de biossegurança pelas Unidades Escolares;
– Investigação dos Critérios Epidemiológicos na Localidade;
– Vulnerabilidade Social dos Estudantes na retomada.
Retorno será gradual, facultativo e híbrido
O plano diz, ainda, que o retorno dos profissionais e estudantes deverá ser realizado de forma gradual, por meio da implantação do plano de retomada, em graduações (estágio), com revezamento semanal, associada às perspectivas do ensino híbrido, alternando momento presenciais e não presenciais, com diversas metodologias e meios de comunicação, por meio de fases executadas em duas graduações de retorno.
O revezamento consiste na alternância entre estudantes e/ou turmas, com limitação da capacidade espacial de cada sala de aula, atendendo à porcentagem determinada por cada fase, para as atividades presenciais.
O retorno ocorrerá, ainda, de forma facultativa, permitindo aos familiares dos estudantes a escolha se estes retornarão às atividades escolares presenciais ou se permanecem com um planejamento de atividades não presenciais, devidamente associadas ao planejamento do professor para cada turma.
Íntegra do plano de retomada das aulas presenciais
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário