sexta-feira, 12 de março de 2021

FAZ UM ANO QUE O RN PERDEU A PRIMEIRA VÍTIMA DO COVID-19

Há um ano, RN registrava primeiro caso de infecção por covid-19

Dia 12 de março de 2020. Foi nessa data que o Rio Grande do Norte confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus. O registro foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no final da noite daquela quinta-feira. Tratava-se de uma paciente do sexo feminino, com 24 anos de idade, e histórico de viagem internacional.

Na época, ainda não havia transmissão local no estado - quando ocorre de pessoa a pessoa - e a jovem tinha sido infectada durante uma viagem à Europa, onde passou por países como França, Itália e Áustria, que já registravam um avanço da covid-19.

Um ano depois do primeiro caso, milhares de outros casos constam nas estatísticas do RN. Nesta sexta-feira, dia 12 de março de 2021, o estado potiguar soma o total de 179.824 pessoas que já se contaminaram pela covid-19. Desse quantitativo, 3.857 perderam a batalha e faleceram. De ontem para hoje, foram 28 novos óbitos confirmados. Há ainda outros 832 em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o coronavírus.

Ao longo desse um ano de pandemia, a população precisou se adequar à nova realidade. Escolas, igrejas, empresas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais foram fechados. O distanciamento social foi decretado e medidas de higiene foram reforçadas. O uso de máscaras faciais se tornou obrigatório e o álcool em gel passou a ser um aliado nessa prevenção. Os hospitais viveram cenários críticos de superlotação e a falta de leitos para atender a demanda de pacientes com a covid-19 fez muitas vítimas.

Passado um ano, porém, o cenário ainda é crítico. Apesar de melhores condições terem sido apresentadas no final do ano passado, permitindo o retorno gradual à rotina, a doença não foi embora. Agora, um ano após o primeiro caso, a contaminação pelo coronavírus segue sendo uma preocupação. Novos decretos com medidas mais rígidas foram publicados para tentar conter esse novo avanço, atividades presenciais foram mais uma vez suspensas e os hospitais do RN continuam registrando altos índices de ocupação.

Nesta sexta-feira (12), de acordo com o Regula RN, a taxa de ocupação dos leitos críticos para tratamento da covid-19 é de 97,2%. Especificando por regiões, essa taxa segue próxima de 100%: Oeste (98,9%), Seridó (97,3%) e Metropolitana (96,3%). Ao todo, são 594 pacientes internados com a doença neste momento. Há ainda outros 148 na fila de espera, dos quais 103 aguardam uma vaga em UTIs e outros 45 esperam por um leito clínico. Dos 23 hospitais destinados ao combate à pandemia, 17 estão com todos os leitos críticos ocupados.

Fonte: Portal da Tropical


Nenhum comentário:

Postar um comentário