sexta-feira, 19 de março de 2021

DIA MUNDIAL DO CUSCUZ É VERSÁTIL NO PAÍS E DESTAQUE NO NORDESTE

Com origem no Norte da África, o cuscuz foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade ainda no ano passado

Se o Dia Mundial do Cuscuz é comemorado nesta sexta (19), para muitos nordestinos o alimento tem lugar especial na mesa diariamente. Fácil de ser adaptado para diferentes pratos, a comida teve origem no Norte da África, veio para a Península Ibérica e, só depois, chegou à América. Atualmente, possui versões diferentes em todo o Brasil, mas em alguns estados é facilmente encontrado em casas, restaurantes e outros estabelecimentos.

Coincidentemente, a data para comemorar o cuscuz é a mesma usada para o Dia de São José. Já reparou? A celebração do santo da igreja Católica, que ocorre também nesta sexta, é conhecida como um dos sinais para o início da plantação de milho, por exemplo, principal matéria-prima do prato.

E o reconhecimento mundial, que já é antigo entre os admiradores do cuscuz, veio oficialmente ao fim de 2020. No último mês de dezembro, ele se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade ao ser reconhecido pelo Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ainda assim, nem só disso é feita a história do cuscuz.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário