quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

PAÍSES COMEÇAM A PROIBIR VOOS VINDOS DO BRASIL

Vários países proíbem voos do Brasil por causa da nova variante de COVID-19

O governo colombiano anunciou, nesta quarta-feira (27), que todos os voos direcionados ao território brasileiro ou originários do país serão suspensos a partir da próxima sexta-feira (29) por um período de 30 dias. Trata-se de uma medida preventiva para evitar a disseminação da nova cepa do Sars-Cov-2 encontrada no Brasil, mais precisamente no Amazonas, a chamada “variante brasileira”. Porém, a Colômbia não é o único país a restringir voos de e para o Brasil.

Outros países da América do Sul, no Norte e da Europa também proibiram a entrada e saída de pessoas do Brasil. Foi o caso do Reino Unido, que ainda no meio do mês, no dia 14 de janeiro, declarou que todos os voos brasileiros estariam proibidos a partir do dia seguinte no país (15 de janeiro). E a restrição vai além: nenhum voo que tenha como origem o Reino Unido ou que faça escala nos países do grupo pode se destinar ao Brasil.

Em 19 de janeiro foi a vez do Marrocos anunciar a proibição da entrada de brasileiros no país, bem como de aviões vindos do Brasil. A Turquia também entrou nessa lista. Em 22 de janeiro, o ministro da saúde do país, Fahrettin Koca, anunciou a proibição de entrada de passageiros em voos do Brasil para a Turquia.

Já a Itália suspendeu os voos para o Brasil temporariamente até o fim do mês. Além disso, em solo italiano, a entrada de qualquer pessoa que tenha transitado pelo Brasil nos últimos 14 dias é proibida. E a restrição vale até para viajantes que já estão na Itália e tenham passado pelo território brasileiro. Esses turistas serão orientados e submetidos a um exame PCR para COVID-19 ou teste com antígenos.

Portugal, que tem forte ligação com o Brasil, também irá suspender voos entre o país e o território brasileiro a partir da próxima sexta-feira (29) até 14 de fevereiro. Para além da preocupação com a cepa encontrada no Amazonas, a decisão tem teor preventivo mútuo, haja vista a situação pandêmica do mundo e, também, do agravamento no número de casos no país português.

Fonte: Jornal Estado de Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário