Bolsonaro contém Ernesto ao falar de Biden: “Fala, mas sem interferir”
O presidente Jair Bolsonaro alertou nesta 5ª feira (21.jan.2021) o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) para não “interferir” na política dos Estados Unidos ao responder a uma pergunta sobre o governo de Joe Biden. Depois de escutar uma pergunta feita por um jornalista convidado da live presidencial, Bolsonaro disse ao chanceler: “Acho que não é o caso de entrar na política externa de outros países, mas fala alguma coisa, mas sem interferir”.
“Tem tudo para ser uma boa relação, temos muita coisa em comum com os Estados Unidos”, disse Ernesto. “Trabalhar juntos no meio ambiente. Por que não? Assinamos um memorando de cooperação ambiental em novembro, esperamos manter”.
Na live, o presidente disse que os problemas enfrentados pelo Brasil nas tratativas com China e Índia sobre a importação de insumos e vacinas contra a covid-19 são “burocráticos” e não “políticos”.
“Aqui foi o [ministro da Saúde] Pazuello que falou com o embaixador da China e o problema. Como ele disse, é burocrático, não é politico, como alguns falaram. O [William] Bonner falou. Parem de mentir, tomem vergonha na cara, isso atrapalha o Brasil com esse tipo de notícia. Tenho vergonha de vocês, [por] fazer um jornalismo dessa maneira”, disse.
Bolsonaro reproduziu um trecho do Jornal Nacional, da TV Globo, em que o apresentador William Bonner diz que o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o presidente “minaram” o relacionamento com os 2 países.
Bolsonaro lembrou que visitou a Índia em 2020 e participou das comemorações do Dia da República, o que, segundo ele, foi uma “honraria sem precedentes”. Para negar que o relacionamento com a China esteja estremecido, disse que conversou com o presidente da China, Xi Jinping, no fim do ano passado.
“Alguns querem que eu fale que conversei, não. Não sou cara de falar e correr para imprensa. Muita coisa é reservada. Como muita coisa durante a semana foi tratada de forma reservada, como recebemos o embaixador da Índia. Alguns queriam que eu falasse o que tratei, é reservado”, disse.
Perguntado pelo presidente se manteve contato com o embaixador da China no Brasil sobre o transporte de insumos para a CoronaVac, Ernesto negou. “Nosso embaixador em Pequim, na verdade, tem conversado, porque é lá que precisa operar para conseguir os insumos da vacina dentro da burocracia, que é uma coisa normal”, disse.
O presidente declarou que não pretende demitir Araújo do posto. “Quem demite ministro sou eu. Ninguém procurou nem ousaria me procurar no tocante a isso”, disse.
Bolsonaro afirmou na live que a China tem interesse no Brasil “logicamente” e citou a busca por terras disponíveis para o plantio. “O Brasil é um dos raros países do mundo que tem fronteira para o plantio de comida”, disse.
Fonte: Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário