terça-feira, 24 de novembro de 2020

ENXAGUANTE BUCAL CONTRA COVID-19: VERDADE OU MENTIRA

Dina Verifica: Enxaguantes bucais são descobertos como a cura da Covid-19?

Mais uma promessa de cura da Covid-19 circula pela internet. Desde o início da pandemia, foram inúmeras as soluções apresentadas como a salvação. No entanto, nenhuma foi verídica.

A nova solução para a humanidade no combate ao coronavírus são os enxaguantes bucais. Segundo informações que estão em alta nas redes sociais, testes mostraram que os produtos podem matar o coronavírus.

INFORMAÇÃO FALSA

OS FATOS

1) A confusão começou depois da divulgação de um experimento feito na Universidade de Cardiff, no País de Gales. Os pesquisadores apontaram que bochechos regulares teriam mostrado “sinais promissores” na eliminação do SARS-CoV-2 (o novo coronavírus). O fator determinante para isso seria o cloreto de cetilpiridínio (CPC), uma substância utilizada nos enxaguantes como alternativa ao álcool.

2) Contudo, o estudo ainda não foi revisado por pares, uma fase importante no desenvolvimento de uma pesquisa científica.

3) Outro ponto da história é que o estudo foi realizado em laboratório, sob condições controladas. Ainda não há ensaio clínico. Os resultados deles só devem ser divulgados em 2021.

4) A pesquisa faz sentido, pois o CPC é uma substância com propriedades antimicrobianas. No entanto, o uso do enxaguante bucal se delimita apenas à cavidade bucal e ao início da garganta. E a Covid-19 é uma doença que afeta o trato respiratório. Assim, o produto não seria capaz de combater a Covid-19.

5) O que pode acontecer é o enxaguante poderia ser uma boa estratégia para reduzir a carga viral presente na boca dos indivíduos e, talvez, ajudar a reduzir a disseminação do SARS-CoV-2.

Fonte: Blog do Dina


Nenhum comentário:

Postar um comentário