sexta-feira, 10 de abril de 2020

NA POLÍTICA E NA PANDEMIA O MARKETING PREVALECE

Marketing Político: entenda esse conceito e sua importância

MARKETING POLÍTICO BEM VIVO NA PANDEMIA

O processo de onlinezação home office, no qual a propaganda das empresas, o jornalismo televisivo e o radiofônico em convergência digital foram obrigados a precipitar com o vírus desconhecido, já era uma realidade nas campanhas eleitorais brasileiras quando o vírus começou a se espalhar no Brasil.

Com excessivas medidas restritivas impostas pela última "nova legislação eleitoral", os pré-candidatos e políticos no exercício do cargo de há muito vêm investindo e trabalhando o desenvolvimento de novas técnicas e conteúdos atraentes para utilizarem os meios digitais para alcançar seus públicos: eleitores e opinião pública em geral.

Surpreendentemente para os publicitários políticos, manejadores de campanhas eleitorais e comunicadores de mandatos e governos, a precipitação do voo para essa nova realidade comunicacional que quase vê abolir o tradicional corpo a corpo (marca da história da política mundial) não sofreu sequer uma turbulência. Trabalha-se normalmente nas campanhas mesmo nesses tempos de coronavírus.

Filtrar segmentos através dos canais e aplicativos disponíveis e distribuir conteúdos estratégicos para grupos que precisem ser alcançados para construir imagens, posições, reputações, teses e bandeiras de campanhas dos políticos. As pessoas estão atentas, respondendo a esses estímulos e se engajando online nas causas. As campanhas estão andando. Os resultados estão surgindo, as pesquisas tradicionais apontam com clareza o atingimento dos objetivos sociopolíticos. A gestão de crises oferecida por estrategistas de comunicação, nunca foi tão necessária.

Os publicitários têm por ofício a adaptabilidade. São como um macaco que precisa nadar, ou um peixe que precisa subir numa árvore. As generalidades são a causa específica. Se nem a esquizofrenia da legislação eleitoral brasileira intimida, não será esse mundo atônito, de ponta-cabeça que fará capitular.

Tenham certeza, é a publicidade que vai cumprir seu papel quando o país precisar retomar as atividades econômicas. As portas do armazém da comunicação estarão sempre abertas para acolher a esperança dos empreendedores brasileiros.

No momento, trabalha-se para preservar as esperanças asseguradas pela democracia no processo eleitoral. Respeitem as eleições, elas carregam esperança de mudança e de dias melhores para muitas comunidades de todos os cantos do Brasil. Para ser exato: 5.570 municípios. Há rincões que só alcançam o poder na forma de prefeitos e vereadores. Respeitemos o direito que essas pessoas têm de escolher seus representantes e sonhar com dias melhores em suas localidades.


FONTE: João Miras - Publicitário e estrategista de marketing político eleitoral


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