quarta-feira, 4 de março de 2020

DINÂMICA DA BLITZ EM CEARÁ-MIRIM - OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro, nuvem, céu e atividades ao ar livre

COMUTRAN E CPRE FAZEM BLITZ EM CEARÁ-MIRIM

No dia de ontem foi deflagrada a Operação Transporte Seguro no município de Ceará-Mirim, em uma operação integrada entre a Guarda Municipal de Ceará-Mirim, através da COMUTRAN - Coordenadoria de Trânsito e Transporte do Município e a Polícia Militar através do CPRE - Comando de Policiamento Rodoviário Estadual.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

O Município de Ceara-Mirim é cortado por sete rodovias estaduais, inclusive a avenida principal da cidade, começando na Enéas Cavalcanti, General João Varela e Rua Dr. Manoel Varela. Essas três ruas juntas formam a RN 064 que ligam a BR 406 até a BR 101 em Touros, cortando os municípios de Rio de Fogo e Barra de Maxaranguape. A operação foi concebida para coibir o transporte ilegal de passageiros, pois a Secretaria de Defesa Social através da COMUTRAN tem recebido muitas reclamações por parte dos mototaxistas legalizados de que existe um grupo de mototaxistas que além de não portarem a CNH, também não tem o curso exigido pela Lei Federal N° 12.009/2009 que, disciplina a profissão de moto-taxista e permite o motociclista fazer transporte de passageiros.
Muitos condutores mototaxistas não portavam a CNH, os casos foram constatados pela CPRE que fizeram a apreensão de 06 motos (sendo 03 atrasadas e 03 sendo conduzidas por pessoas não habilitadas).

A operação também teve como alvo a fiscalização de carros de transportes clandestinos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro e atividades ao ar livre

Foram abordados vários carros e motos para que a CPRE pudesse averiguar a situação dos veículos, condutores e passageiros. Vale salientar que o trânsito de Ceará-Mirim tem sua municipalização regulamentada por uma Lei de 2015 e mantém um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito desde 2018, onde opera o sistema de DETRANET, sistema este que faz as notificações aos condutores que comentem irregularidades no trânsito. Pelo CTB, o Código Brasileiro de Trânsito a responsabilidade do trânsito é dividida entre Municípios, Estados e a União.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

No total, foram 52 motos e 32 veículos abordados, sendo 02 notificações a veículos, 03 vans de lotação, 03 micro-ônibus, 38 motos e 16 veículos, sendo que 03 motos foram removidas por estarem atrasadas e outras 03 foram liberadas por pessoas habilitadas. Todas as notificações foram feitas pelo CPRE.


2 comentários:

  1. Mais tem muitos moto táxi dos verde que não tem o curso ainda mais o coronel faz vista grossa ninguém ver isso.

    ResponderExcluir
  2. Pois e, mas valeu pela iniciativa.
    Parabéns a todos os envolvidos nessa ação.

    ResponderExcluir