POSSO COBRAR UMA DÍVIDA PELAS REDES SOCIAIS ???
Descubra o que é permitido
Primeiramente, esqueça a cobrança pública, ou seja, não cobre via publicação em Feed do Facebook ou através de publicação em grupos.
Expor o devedor ao ridículo pode parecer divertido no primeiro momento, mas lembre-se do que pode acarretar judicialmente e dos valores pagos de dano moral, logo a vontade passa.
Segundo, prefira se utilizar das mensagens privadas, como Whatsapp e Mensager do Facebook. Por favor, nada de cobrar via grupo de Whatsapp. Isso pode complicar a situação com muitas pessoas envolvidas e acabar se tornando uma bagunça.
Na mensagem não escreva nada ofensivo, nem palavrões ou alguma espécie de coação. Seja educado, deixe claro o não pagamento e que caso o devedor não se manifeste você irá tomar as medidas judiciais cabíveis.
Para facilitar, segue um modelo básico:
"Olá! Como vai (nome)? Firmamos o negócio (descreva o que foi) e não recebi o pagamento. Realizei uma consulta em minha conta bancária e não identifiquei o depósito. Caso tenha realizado, favor me encaminhar o comprovante de pagamento. Caso não realize o pagamento e em razão de se encontrar inadimplente, terei que ingressar com as medidas judiciais cabíveis".
Pronto! Simples e não ofendeu ninguém.
A cobrança de dívida em redes sociais é permitida, entretanto existem limites que não devem ser ultrapassados. Se preferir contate um profissional especializado para se inteirar sobre o assunto.
Só não vale cobrar o devedor estando de cabeça quente e expondo-o nas redes sociais, a cobrança pode sair caro a você.
FONTE: JUSBRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário