terça-feira, 23 de julho de 2019

DESMOTIVADO PARA ESTUDAR ? TRÊS DICAS PARA TER MOTIVAÇÃO NO ESTUDO

Resultado de imagem para MOTIVAÇÃO PELOS ESTUDOS

UMA DAS PIORES COISAS DE UM ESTUDANTE DEVE ENFRENTAR DIA APÓS DIA É A MOTIVAÇÃO PELOS ESTUDOS

Você acorda, olha para o relógio: pelo menos hoje você acordou na hora. Logo cedo, você já está na frente dos livros, com a caneta na mão pronta para começar a estudar. O café fumegante ali perto, os marcadores de texto dispostos de maneira ordenada, bem como as anotações feitas durante as lições intermináveis. Parece uma situação perfeita para começar a estudar, mas infelizmente você perde a vontade. Inexplicavelmente, não se sabe por que, não quer mais estudar.

A melhor coisa é notar no começo, quando se deve realmente começar a ler; às vezes você começa a estudar e percebe, depois de horas e horas, que não está entendendo nada do que lê. É realmente uma das piores experiências e uma enorme perda de tempo. Por que a falta de motivação no estudo?

Há estudos e pesquisas de psicólogos que tentaram responder à falta de motivação dos estudantes em relação ao estudo: por que um aluno pode não querer estudar? Claramente, não há uma resposta única. Há muitas e todos parecem quebrar ainda mais o moral do aluno.

Por exemplo, pode haver a conquista de resultados ruins que levaram a uma perda de auto-estima que leva o aluno a não querer mais estudar. Ou ainda pode ser que você esteja com bons resultados em situações de curto prazo, tendo de fato negligenciado a universidade (um dos maiores resultados a longo prazo da história).

Qualquer que seja a motivação que o leve a desistir de estudar, dia após dia, você precisa remediá-lo. E isso deve ser feito imediatamente.

1) Acreditar em si mesmo

Pode parecer um conselho trivial, mas posso garantir que funciona. Contextualizando um pouco a situação e deixando de lado todos os estudos psicológicos realizados sobre os alunos, é possível fazer uma boa seleção de todas as teorias e chegar a uma delas: o aluno está constantemente com medo de fazer os exames. Dá ou não dá para ver é o medo da força de procrastinar os exames. O "eu não posso fazer isso" não é contemplado na universidade. Todos devem fazer tudo, o importante é ter constância e comprometimento. O truque real é que você é capaz de fazer tudo.

2) Faça com que seja prazeroso

Outra das piores situações de "referência ao estudo" é o curso errado. A crítica do sistema escolar sempre contempla a falta de preparo do aluno no momento da escolha do seu curso. Se escolhemos a universidade e começamos a fazer um exame, não podemos desistir, temos que abaixar a cabeça e continuar carregando como um carneiro. Isso porque, desistir de estudos para uma mudança repentina poderia resultar em uma redução da auto-estima total.

Pelo contrário, algumas pessoas que mudaram suas faculdades alcançaram resultados notáveis: eles se formaram e alcançaram seus objetivos porque perceberam mais tarde qual era o curso certo.


3) Não exagere, tente traçar metas razoáveis

Acontece, especialmente depois de um dia gasto em livros sem tirar nada de útil deles, que no dia seguinte há metas impossíveis de alcançar.

Por exemplo, pode acontecer de você querer estudar 150 páginas em uma tarde. Isso é uma coisa impossível de fazer, apesar de toda a boa vontade. Será um estudo muito generalizado será só recordado e não aprendido.

docsity.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário