O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL: OS SENHORES DE ENGENHO AINDA CONTAM COM APLAUSOS DOS ESCRAVOS
O Brasil tem muitos problemas. Isso não é exatamente uma exclusividade do nosso país. Todos os países enfrentam imensas dificuldades. Alguns países são encravados em terra infértil e sem a abundância de água e por aí vai... Não conseguem progredir em razão da escassez imposta pelas condições naturais. Em que pese esse tipo de obstáculo não haver no Brasil, aqui, um fator importante para impedir o nosso desenvolvimento é a permanência da mentalidade colonial.
A elite ainda se localiza na casa grande e o pior conta com a submissão e comportamento dócil dos escravos. Em outras palavras, muitos escravos aplaudem a chibata do senhor de engenho. Nos tempo atuais, apenas mudaram de nome: são os trabalhadores, pequenos empresários e, do outro lado, com a chibata, os banqueiros e rentistas. Eles impuseram uma Reforma da Previdência que não só retira o direito dos trabalhadores aposentarem-se, mas também com a abrupta queda do poder de compra dos trabalhadores no mercado de consumo, acarretará o fim da atividade de inúmeros pequenos comércios.
Mesmo assim, sem entender bem o que estar a acontecer, muitos senhores de engenho contam com os aplausos dos escravos. Coitados: vivem comemorando gol contra!
Por Gláucio Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário