PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS CANDIDATOS
Ligeiro painel com os aspectos positivos e negativos dos principais candidatos.
Luis Inácio (PT)
Aspectos Positivos
Mito - O último líder populista - Alto recall - Grande visibilidade - Liderança maior do PT - Lidera todas as intenções de votos (chegando a 30% em algumas pesquisas) - Bom de palanque - Capacidade de mobilização - Capacidade de vitimização.
Aspectos negativos
- Preso, deverá ser impedido de candidatar-se; condenação pela Justiça. Recaem sobre ele e outra figuras do PT parcela dos relatos de coisas ilícitas, lá de trás do mensalão, e desembocando na operação Lava Jato.
Jair Bolsonaro (PSL)
Aspectos positivos
Maior ícone da extrema direita; visão nacionalista; grande visibilidade; encarna oposicionismo ao petismo. Tem 20% das intenções de votos. Discurso emocional de forte apelo popular (porta-voz da indignação); imagem de quem tem pulso para garantir a "ordem" no país; defesa da segurança pública como principal bandeira; livre, até o momento, de denúncias de corrupção; político mais influente nas redes sociais (5,3 milhões de seguidores no Facebook e 1 milhão no Twitter).
Aspectos negativos
Falta de conhecimento sobre assuntos como economia e políticas sociais; 29% de rejeição; 7 segundos de tempo de rádio e TV; inexperiência política no Executivo; dificuldade de articulação política (inexpressivo como parlamentar) e para fazer alianças; discurso e imagem de radical e intolerante; poucos recursos e tempo de rádio e TV no horário eleitoral; homofóbico, encarna o discurso da discriminação contra grupos na área de gêneros; desperta polêmica que sugere armamento da sociedade.
Ciro Gomes (PDT)
Aspectos positivos
Tem bom domínio da economia; visão do país, em função de cargos ministeriais assumidos e de já ter sido governador do Ceará e prefeito de Fortaleza. Bom formulador, capcioso debatedor de tema nacionais. Alto conhecimento no Nordeste.
Aspectos negativos
Destrambelhado, língua solta e ferina, queima possibilidades de alianças, gerando medo na classe política. Visão muito fechada sobre temas do agrado dos setores produtivos - reformas da Previdência, Tributária, Trabalhista, etc.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Aspectos positivos
Governador de São Paulo por três vezes, presidente do PSDB, ex-deputado Federal, com bom trânsito na área política, Alckmin leva a fama de ser habilidoso, suave, harmônico, de muito equilíbrio. Conta, em tese, com o maior eleitorado do país, São Paulo, com seus 35 milhões de eleitores; apoio do mercado financeiro; moderado e previsível em suas ações; peso eleitoral do PSDB em Estados e municípios e espaço para alianças partidárias; recursos financeiros e tempo de propaganda favoráveis (projeção de recursos do fundo eleitoral para o PSDB: R$ 185,8 milhões; e quase 5 minutos no bloco partidário para uso no rádio e TV.
Aspectos negativos
Falta-lhe contundência, capacidade para ser mais incisivo (um murro na mesa), que compunha a coluna vertebral do falecido governador Mário Covas, a quem Alckmin serviu na gestão e com quem muito aprendeu. Comenta-se sobre sua postura (a dos tucanos, como se comenta) de ficar em cima do muro.
Henrique Meirelles (MDB)
Aspectos positivos
Foi o mestre do programa econômico do atual governo, merecendo loas pelo controle da inflação, juros baixos e resgate (apesar de ainda muito suave) da economia, após a maior recessão da contemporaneidade.
Aspectos negativos
Não tem trânsito/acesso fácil junto aos convencionais do MDB, sem carisma, possui uma fala arrastada e cansativa, e, até o momento, amargando míseros 1% de intenção de voto.
Marina Silva (Rede)
Aspectos positivos
- 16% das intenções de voto; imagem de figura pública ética; reconhecida por história de superação pessoal (identificação com eleitor); reconhecimento internacional como liderança ambiental; 42 milhões de votos acumulados nas duas últimas eleições; única força política a ameaçar a polarização PT e PSDB nas últimas eleições.
Aspectos negativos
23% de rejeição; tempo de rádio e TV (estimado): 12 segundos; projeção de recursos do fundo eleitoral para a Rede: R$ 10,7 milhões; dificuldade de aliança com outros partidos; desgaste na esquerda pelo apoio dado a Aécio Neves no segundo turno em 2014; vista como frágil e como quem não se posiciona em momentos de crise política; sérias dificuldades na criação da Rede, com dissidências e bancada pequena no Congresso.
Álvaro Dias (Podemos)
Aspectos positivos
Imagem de político combativo; não teve o nome envolvido na Lava Jato nem em escândalos recentes; boa avaliação como governador no Paraná e capital político (77% dos votos válidos na última eleição para o Senado) em um Estado importante; discurso permanente de combate à corrupção e em defesa da moralidade da coisa pública; apenas 13% de rejeição.
Aspectos negativos
Poucos recursos e tempo de rádio e TV no horário eleitoral (12 segundos); pouco conhecido nacionalmente; dificuldade de alianças; partido pouco estruturado nacionalmente.
Por Gaudêncio Torquato
Nenhum comentário:
Postar um comentário